Geografia, perguntado por malu1207, 1 ano atrás

introdução e conclusão sobre energia (A questão energética no mundo atual)


POR FAVOR PRECISO MUITO ​

Soluções para a tarefa

Respondido por fellipe1181
4

sobre a questão energética no mundo atual ??


malu1207: sim
rafaellavalentinne12: eu vou ler algumas coisas aqui, e vê se consigo fazer ;)
malu1207: Ok
fellipe1181: introdução : recursos energéticos são o foco dos interesses estatais, gerando disputas geopolíticas desde a primeira Revolução Industrial. Na segunda metade do século XX, com a expansão do meio urbano-industrial, principalmente, na América Latina e Sudeste Asiático e, consequentemente, o crescimento populacional, houve o aumento exponencial da demanda energética. Nos últimos anos, a questão energética traz novas discussões: agências internacionais, esta
fellipe1181: diversificação demonstra que o Brasil está inserido neste novo cenário de mudanças e discussões sobre o clima e o desenvolvimento sustentável, já que busca alternativas à importação, extração e uso em larga escala de energias não-renováveis, como o petróleo, gás natural e carvão. Investimentos em produção de biocombustíveis a partir da cana-de-açúcar e na construção de usinas hidrelétricas, principalmente, na região Norte
fellipe1181: essa segunda é a conclusão
malu1207: obrigada
fellipe1181: trazem o Brasil para um patamar de um dos países com matriz energética mais limpa do mundo.

Quase tudo que fazemos e usamos hoje passa por algum gasto de energia. Ir à escola ou ao trabalho, assistir à televisão, cozinhar, tomar banho, em tudo há gasto energético. Todavia, existem diferentes formas de sua produção, distribuição e consumo, tanto de combustíveis, como de energia elétrica.
fellipe1181: essa é a continuação da conclusão
fellipe1181: de nada ♥️
Respondido por rafaellavalentinne12
9

Introduçao:a Energia eletrica e muito comum na atualidade, mas 1/3 da população não tem acesso.

Somos dependente dela para tudo em nossas vidas funcionar.

Irei falar um pouco sobre os tipos de energia, as renovaveis e não renovaveis, sobre como está a questão energetica na atualidade e quais delas sao melhor opção para o bem do nosso planeta.

Nos últimos anos, a questão energética traz novas discussões: agências internacionais, estados e a sociedade, geram debate sobre consumo, recursos naturais, mudanças climáticas e, principalmente, a segurança energética dos países mais ricos. 

Antes de tudo, é importante conhecer os diferentes tipos de fontes de energia. Podemos classificá-las em renováveis e não renováveis; primárias e secundárias; convencionais e alternativas.

Renováveis  Têm capacidade de se regenerar em um tempo curto, tornando-a inesgotável. Ex.: Biomassa (óleos/biodiesel a partir de cana-de-açúcar, mamona, girassol, entre outros).

Não Renováveis Oriundas de matéria orgânica decomposta por milhões de anos, não havendo tempo hábil para serem formados para uso humano. Ex.: Petróleo, gás natural e carvão.

Primárias  Quando utilizamos diretamente para geração de calor/energia. Ex.: Lenha queimada para uso doméstico.

Secundárias Utiliza-se um meio de energia para obter outro. Ex.: Usina Nuclear enriquece o Urânio para aquecer a água e mover as turbinas, gerando energia elétrica.

Convencionais São as energias base da sociedade contemporânea. Ex.: Petróleo, gás natural, carvão e hidroelétricas.

Alternativas Constituem uma alternativa ao modelo energético decorrente dos últimos dois séculos, sua introdução diversifica a matriz de energia dos países, aumentando sua segurança e seu desenvolvimento econômico e ambiental. Ex.: Solar, Eólica, Geotérmica e Maremotriz.

Combustíveis fósseis são originados a partir da decomposição de restos de seres vivos, depositados em partes mais baixas da crosta terrestre. Neste caso, podemos perceber que cerca de 85% da matriz energética mundial é baseada em recursos finitos, emitindo cada vez mais CO na atmosfera, alterando as condições climáticas do planeta.

É importante frisar que há esforços em investir e aumentar o consumo de energia proveniente de fontes renováveis como a solar e a eólica. Países como Estados Unidos, China e Alemanha investem cada vez mais em pesquisas para tornar mais eficiente a captação e a distribuição de energia originada pelo vento e sol.

Já no Brasil, diferente da mundial, observamos que a matriz energética nacional é diversificada, tendo quase metade dela proporcionada por fontes renováveis, como a hidrelétrica e biomassa (conhecida como biodiesel).

A energia solar e uma das fontes de energia mais limpas que existem, uma vez que sua utilização não produz resíduos, embora a fabricação dos dispositivos que permitem o uso da Energia Solar, para aplicações industriais ou residenciais, gerem vários resíduos.

E a melhor notícia ainda, e que é inesgotavel.

bom a introdução fui eu q fiz,

já o desenvolvimento dei umas pesquisada em uns sites e montei pra vc.


rafaellavalentinne12: conclusão, vimos que existem varios tipos de energia, como funcionam e vimos que a energia solar a melhor para o Nosso Planeta.
rafaellavalentinne12: no lugar de vimos, coloca concluímos ****
malu1207: muito obrigada ❤
rafaellavalentinne12: de nada
rafaellavalentinne12: :)
Perguntas interessantes