Introdução ao Sistema Único de Saúde
SUS: 27 anos transformando a história da saúde no Brasil
Todos os brasileiros e brasileiras, desde o nascimento, têm direito aos serviços de saúde gratuitos. O Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo, sendo o único a garantir assistência integral e completamente gratuita. Só em 2014 foram realizados mais de 4,1 bilhões de procedimentos ambulatoriais e 1,4 bilhão de consultas médicas através do SUS no país.
O SUS foi criado em 1988 pela Constituição Federal Brasileira, que determina que é dever do Estado garantir saúde a toda a população brasileira. Seu inicio se deu nos anos 70 e 80, quando diversos grupos se engajaram no movimento sanitário, com o objetivo de pensar um sistema público para solucionar os problemas encontrados no atendimento da população defendendo o direito universal à saúde.
Já em 1990, o Congresso Nacional aprovou a Lei Orgânica da Saúde, que detalha o funcionamento do sistema e instituiu os preceitos que seguem até hoje. A partir deste momento, a população brasileira passou a ter direito à saúde universal e gratuita. O SUS atende todos que procuram suas unidades de saúde ou tem necessidade de atendimento de emergência.
O Sistema Único de Saúde é considerado um dos maiores do mundo e, desde sua implantação, enfrenta inúmeros problemas. Analise os itens sobre o assunto e assinale a alternativa correta.
I – Um dos problemas enfrentados pelo SUS se deve às dimensões continentais do país, assim como o tamanho da população atendida;
II – O SUS enfrenta diversos problemas em relação ao financiamento, o que acaba comprometendo muitos dos serviços e fortalecendo os sistemas privados de saúde, que utiliza os recursos financeiros da mesma fonte do SUS;
III – As desigualdades regionais no Brasil dificultam a implantação de um sistema que possa ter os mesmos tipos de serviços e atendimentos;
IV – Um dos problemas mais antigos enfrentados é a complexidade da construção de um sistema universal abarcando as três esferas de governo, pois elas são autônomas e não apresentam uma hierarquização.
Alternativas:
a)
todos os itens estão corretos;
b)
estão corretos os itens I, II e III;
c)
estão corretos os itens I, III e IV;
d)
estão corretos os itens II, III e IV
e)
estão corretos os itens I, II e IV;
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Problemas com o tamanho do país, com o tamanho da população e problemas de gestão são os principais que afetam o SUS, problemas financiamento também (alternativa B).
Problemas com a gestão dos recursos da saúde
São vários, por exemplo, durante a de pandemia de COVID-19 a Polícia Federal e o Ministério Público apuraram que, no mínimo, 1,48 bilhões de reais foram desviados.
Além dos problemas com desvios, existem problemas com o superfaturamento de produtos e de serviços, funcionários fantasmas e problemas com a determinação de planejamento epidemiológicos.
Venha estudar mais sobre o SUS
https://brainly.com.br/tarefa/34528479
#SPJ1
Anexos:
Perguntas interessantes
Inglês,
6 meses atrás
Biologia,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Biologia,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Química,
11 meses atrás