Inicialmente vamos visualizar a essência de um fluxo energético analisando a figura a seguir nela está representada uma lagarta animal que se alimenta de folhas nesse esquema a lagarta de cada seta e uma medida da quantidade de material transferido em joules unidade de energia por unidade de tempo que neste exemplo consideramos ser um dia com base na figura ao lado responda
Figura
Material Vegetal ingerido pela lagarta. 200J Total - sendo, 100J em Fezes, 33J em Crescimento e 67J em Respiração Celular.
Perguntas
a) Qual é a quantidade de engergia incorporada pela lagarta na forma de alimento por dia?
b) a lagarta consegue usar todo o material que comeu para manterse viva ou para crescer? justifique.
c) qual é a proporção que corresponde ao material efetivamente utilizado pela lagarta em relação ao que ela comeu ?
d) considerando todo o trabalho necessario para ingerir, digerir e absorver o material, voce diria que a lagarta é muito eficiente no aproveitamento do alimento?
e) qual é a proporção de energia efetivamente aproveitada como combustível para a lagarta manter-se viva, realizando todas as suas atividades? qual é a proporção destinada para a construção do corpo e portanto, para o crescimento.
f) se você pudesse escolher entre comer essa lagarta ou comer exatamente a quantidade de folhas que ela ingeriu para cresce,r qual voce escolheria? para responder, pense somente em termos energéticos.
Soluções para a tarefa
a) 200 joules de energia são incorporados diariamente pela lagarta.
b) Não, um terço do que é consumido é perdido em forma de respiração.
c) Para o crescimento são aproveitados 33J, ou seja, apenas um sexto do que foi ingerido
d) Não, pois dos 200 J ingeridos apenas uma pequena parcela é utilizada para o crescimento e manutenção do organismo. Assim sendo que se alimentar de grande quantidades de folhas.
e) Metade da energia ingerida, se levarmos em conta que tanto os 33J usados para o crescimento, quanto os 67J usados respiração celular são efetivamente utilizados.
f) A lagarta, pois pensando em uma cadeia trófica, quanto mais alto na cadeia, mais energia o alimento fornece. E pensando que as folhas são fontes de fibras, que tem menor aproveitamento energético para humanos e lagarta é uma fonte de proteína prontamente disponível para ser absorvida como energia pelo corpo humano.