Implemente a classe abaixo empregando os princípios de encapsulamento abordados durante a semana.
Classe Bola
Atributos
material → string
cor → string
tamanho → inteiro
cheia → boolean
Métodos
Bola() → Construtor padrão
Bola(String material, String cor, int tamanho, boolean cheia) –> sobrecarga
Bola(String cor, int tamanho) → sobrecarga
set (alterar atributos da classe → modificadores
get (retorna valores dos atributos da classe - assessores)
pintar()
encher()
esvaziar()
Soluções para a tarefa
Resposta:
public class Bola
{
private String material;
private String cor;
private int tamanho;
private boolean cheia;
///construtor "padrão"
public Bola()
{
this.material = "";
this.cor = "s/cor";
this.tamanho = 0;
this.cheia = false;
}
//sobrecarga
public Bola(String material, String cor, int tamanho, boolean cheia)
{
this.material = material;
this.cor = cor;
this.tamanho = tamanho;
this.cheia = cheia;
}
//sobrecarga
public Bola(String cor, int tamanho)
{
this();
this.cor = cor;
this.tamanho = tamanho;
}
public void pintar(String cor)
{
this.cor = cor;
}
public void encher()
{
cheia = true;
}
public void esvaziar()
{
cheia = false;
}
public void setMaterial(String material)
{
this.material = material;
}
public boolean setTamanho(int tamanho)
{
if (tamanho >= 0)
{
this.tamanho = tamanho;
return true;
}
return false;
}
public String getMaterial()
{
return material;
}
public String getCor()
{
return cor;
}
public int getTamanho()
{
return tamanho;
}
public boolean getEstado()
{
return cheia;
}
public String getEstadoStr()
{
return (cheia ? "CHEIA" : "VAZIA");
}
}
Explicação:
Esta é a resposta que esta disponível no AVA