Saúde, perguntado por nandaramos06, 7 meses atrás

Imagine que você é uma esteticista e está abrindo o seu centro estético. Uma das tarefas é fazer o levantamento de produtos cosméticos que serão usados no seu estabelecimento. Os produtos-chave são os agentes de limpeza, visto que a maioria dos procedimentos estéticos faciais tem como uma das suas etapas a higienização da pele do rosto – limpeza de pele e hidratações são exemplos de procedimentos.

Os agentes de limpeza apresentam tensoativos em sua formulação, que são capazes de remover as gorduras e sujidade da superfície da pele. O principal motivo do uso desses constituintes é devido às suas característica químicas. Eles são moléculas compatíveis quimicamente tanto com água quanto com sebo (gordura da pele).

(VER IMAGEM)

Voltando à sua lista: você conseguiu obter informações sobre os agentes de limpeza com seus fornecedores. Você também verificou que a faixa de pH dos agentes de limpeza variava entre 6,5-12. Por ter uma variação tão grande, você perguntou à sua amiga Débora que faixa de pH escolher.

Com base nisso, qual seria a faixa de pH dos agentes de limpeza que Débora recomendaria a você?

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por mariacastr0
6

Resposta:

O pH da pele é levemente ácido, em torno de 4.5 a 6, variando de acordo com o tipo de pele e oleosidade do indivíduo. Esta faixa de pH previne proliferação de micro-organismos, protegendo a pele. Além disso, a nossa pele tem uma barreira lipídica, que também varia conforme o tipo de pele, tendo uma função de proteção. Os agentes de limpeza fazem a remoção dessa barreira para que outros cosméticos possam atuar na pele. Para remover isso, são necessários pHs um pouco mais altos que o da pele. Como existe diferença no entre os pH do rosto e corpo, deve-se utilizar sabonetes com pH em torno de 7 (neutro para o rosto) e pH próximo de 8 para o restante do corpo. Em alguns casos, pode-se utilizar sabonetes com pH mais básicos, em torno de 10, mas não são recomendados pois podem ressecar e causar reações alérgicos.

Explicação:

Padrão de resposta.

Perguntas interessantes