Imagine que João, empreiteiro, contrate Marcos, um pedreiro, para trabalhar em um novo edifício. Ocorre que em determinado momento da obra, João percebe uma série de falhas. Fica irritado, com raiva e discute com o Marcos. Em situações parecidas, as pessoas, como João, demonstram tipos de sentimentos com algo (pessoa ou objeto). Este é um exemplo do sentimento que chamamos de “emoção”. Já o humor é um tipo de sentimento que não tem o direcionamento para algo, mas sim à própria pessoa, que fica bem ou mau humorada com ela mesma. Voltando ao exemplo, qual seria a posição de Marcos diante da “bronca”? Provavelmente gostaria de expressar um sentimento de revolta, mas, para manter seu emprego, “segura” essa emoção e a expressa de uma forma que não gostaria, com neutralidade e cortesia. Estamos diante de uma incompatibilidade de emoções, muito comum nos profissionais prestadores de serviços. ( ROBBINS, S. Fundamentos do Comportamento Organizacional. 12. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2014/ _______. Comportamento Organizacional. 11. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2006./ SOTO, E. Comportamento Organizacional. O Impacto das Emoções. São Paulo: Thomson Editora, 2005.) Considerando esse contexto e seu conhecimento sobre emoções, avalie as afirmativas.
Soluções para a tarefa
I – Humor e emoção compõem sentimentos, todavia, humor é um sentimento menos intenso do que as emoções. Podemos afirmar que, no exemplo, João demonstrou emoção.
II – A dissonância emocional ocorre quando não existe compatibilidade e sinergia entre o sentimento expressado e o que a pessoa gostaria de expressar em determinada situação. Podemos afirmar que, no exemplo, não presenciamos em nenhuma passagem a dissonância emocional.
III – Foi possível perceber no caso a existência do conceito do “esforço emocional” em um dos personagens.
Agora, escolha a alternativa correta.
Olá!
No caso em questão podemos afirmar que as alternativa I e III estão corretas.
Isso porque o humor e a emoção elas podem ser concebidas por conceitos distintos, sendo o humor algo menos intenso e momentâneo que a emoção.
Para o administrador é de suma importância que saiba lidar com ambos os aspetos, tanto o humor como a emoção, tendo em vista que as relações financeiras exigem esse tipo de controle e além disso, é sempre importante ser ponderado no trato com os clientes bem como com os funcionários.
Espero ter ajudado!