Ideologia que o senso comum utiliza para legitimar as desigualdades. O que é?
Soluções para a tarefa
O senso comum é caracterizado por opiniões subjetivas, individuais, generalizantes, ou seja, julgam-se coisas, ou fatos específicos como se fossem coisas ou fatos universais, sendo assim, consiste então em falsas certezas sem fundamentação científica.
Para legitimar as desigualdades, muitos indivíduos são submetidos a uma série de discriminações e preconceitos só pelo fato de pertencerem a uma determinada categoria de pessoas. A opressão, para se justificar, faz uso de um sistema de idéias a que chamamos de ideologia.
Existem ao menos cinco situações de desigualdade e opressão: de classe, de gênero, de geração, de raça/etnia e de orientação sexual, que são reforçados por ideologias.
As desigualdades sociais são sem dúvida, uma das mais marcantes e ideologicamente definidas pelas classes sociais dominantes e se caracterizaram pela apropriação, do excedente de riqueza produzida pelas classes subalternas.
O sistema econômico dominante em cada época se esforça em manter separadas as classes sociais e reduzir ao mínimo as possibilidades de ascensão social. Isso ocorre através do sistema escolar e pela separação territorial de classes sociais.
Contudo o sistema capitalista fez da ilusão da ascenção social ou da mobilidade social um dos pilares de sua ideologia. Mas a realidade é que encontramo milhões de indivíduos totalmente excluídos de qualquer relação social, política e econômica.
Bons estudos!