História, perguntado por Werrlley, 1 ano atrás

identifique e explique dois princípios da ideologia nazista. Exponha o papel da propaganda e sua função e comente sobre a preocupação com a educação com a educação das novas gerações nos regimes de governo totalitários.

Soluções para a tarefa

Respondido por VonClemente
2
  • Estado como supremo detentor dos direitos civis — fusão entre partido e Estado.

Muito além de um mero partido político, a bandeira nazista tinha plena convicção de que seu papel histórico era heróico e nobre; eles acreditavam representar não um grupo político distinto, com interesses específicos, mas sim os interesses do próprio povo alemão; que humilhado e sem forças, iria mostrar ao mundo o seu poder e a sua distinção. Por essa razão, Hitler proclamou sua ascensão ao poder com o nome de "terceiro Reich", em alusão ao antigo Sacro Império Romano-Germânico (ou seja, ele vinha se colocar como um símbolo, e como o anunciador de um novo império, ou uma nova era, a exemplo de determinadas figuras históricas com perfil megalomaníaco que ele admirava, tais como Napoleão Bonaparte.)

  • Exaltação da história do território alemão, bem como da superioridade racial de seu povo, através do conceito científico conhecido como "Darwinismo Social."

Baseando-se em uma pseudo-ciência como método argumentativo para atestar a superioridade ariana, e utilizando as mesmas premissas para fazer ataques anti-semitícos (não que o antissemitismo fosse uma novidade na Europa; ele já existia séculos antes. Escritores célebres do iluminismo como Voltaire, por exemplo, eram extremamente anti-semitícos, inclusive em algumas de suas obras.)

A propaganda nazista tinha como seu responsável uma das principais mentes do nazismo; Joseph Goebbels. Responsável pela criação de uma guerra cultural; por toda uma produção cinematográfica, teatral, documental, etc. próprias da Alemanha nazista (os campos das artes, das "Ciências" e da educação a serviço do partido de Adolf Hitler) – evidentemente, seu papel foi muito mais do que crucial, como talvez decisivo. A título de ilustração, existem dados que apontam que, somente no período em que Hitler esteve no poder, aproximadamente 1350 filmes foram produzidos na Alemanha, dentre eles, muitos abertamente anti-semitas.

  • Uma característica comum a regimes ditatoriais, independentemente de suas origens ou alicerces ideológicos, sempre foi pautado na necessidade de controle da educação. — Da antiga Esparta até Frederico I da Prússia; de Napoleão Bonaparte até todos os grandes genocidas do século XX, etc.

O fato é que, se necessário e extremamente útil ao estado totalitário controlar o sistema educacional para manter-se indefinidamente no poder; e isso foi notado desde a antiguidade. Em um mundo cada vez mais globalizado e movido pela tecnologia, com facilidade de acesso a informação, a tendência é que os regimes mais severos se isolem de toda e qualquer forma de contato; a exemplo da Coréia do Norte.

Perguntas interessantes