Saúde, perguntado por rosimeirejesus186, 6 meses atrás

identifique as principais doenças cardiovasculares e suas principais causas​

Soluções para a tarefa

Respondido por edirlansouza
1

1. Hipertensão arterial

A hipertensão arterial, popularmente chamada de pressão alta, é doença crônica que afeta 25% da população brasileira e está associada à gênese dos demais problemas de saúde cardíacos. É uma doença silenciosa pois nem sempre apresenta sintomas específicos. No geral, a hipertensão é caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias, quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (14 por 9). Por isso o diagnóstico deve ser feito com a medição frequente dos níveis de pressão arterial. É causada na maioria das vezes pelo excesso do consumo de álcool, cigarro, alimentos com muito sódio, sedentarismo e excesso de peso.

2. Doença coronariana

Também conhecida como DAC, a doença isquêmica arterial coronariana ocorre como resultado da obstrução das artérias coronárias do paciente, em geral, por pequenas placas de gordura que se acumulam e se depositam em seu interior (processo de aterosclerose). Essa obstrução pode causar má irrigação do músculo cardíaco (isquemia miocárdica) e pode se expressar na angina, estreitamento das artérias compromete a irrigação do músculo cardíaco. O infarto do miocárdio, uma das principais causas de morte no país, é resultado direto do agravamento de uma DAC.

3. Doença cerebrovascular

Popularmente chamado de AVC – acidente vascular cerebral – é caracterizado pelo surgimento de déficit neurológico súbito decorrente de uma ocorrência nos vasos sanguíneos do sistema nervoso central. Existem dois tipos: AVC isquêmico e AVC hemorrágico. O AVC isquêmico é o tipo mais comum e ocorre como consequência de uma obstrução ou redução brusca do fluxo de sangue em uma artéria cerebral que acarreta em um deficit de circulação no território vascular. O AVC hemorrágico é causado pela ruptura espontânea, com ocorrência de hemorragia intracerebral, hemorragia intraventricular ou subaracnoideo.

4. Doença arterial periférica

A doença arterial periférica (DAP) ocorre pela presença placas de gordura na artéria aorta e seus ramos principais, bem como o comprometimento das artérias mais periféricas localizadas nos membros inferiores e, com menos frequência, nos membros superiores. O estreitamento parcial de uma artéria pode ser agravado pela formação de um coágulo sanguíneo, com possibilidade de obstrução total da artéria afetada.

5. Doença reumática cardíaca

A doença reumática cardíaca (DRC) constitui um grupo de doenças cardíacas agudas ou crônicas que podem acontecer em decorrência da febre reumática. A febre reumática é uma doença inflamatória que começa com a infecção pela bactéria Streptococcus pyogenes que resulta em uma amigdalite e, em alguns casos, leva a uma reação exagerada do sistema imune que prejudica a saúde do coração e outros órgãos.

6. Cardiopatia congênita

A Cardiopatia Congênita é definida como uma anormalidade na estrutura ou função do coração que surge nas primeiras oito semanas de gestação quando se forma o coração do bebê. Ocorre por uma alteração no desenvolvimento embrionário da estrutura cardíaca, mesmo que descoberto no nascimento ou anos mais tarde.

Perguntas interessantes