História, perguntado por horranacoelhop1j8mv, 10 meses atrás

Identifique a importância das correntes marinhas e cita as principais?

Soluções para a tarefa

Respondido por pandaaanna
1
As correntes marítimas são grandes massas de água que circulam pelos oceanos. Como não interagem com as águas dos lugares por onde passam, elas mantêm temperatura, cor e salinidade próprias. A movimentação das correntes marítimas acontece, principalmente, devido à ação do vento, ao calor do Sol e ao movimento de rotação da Terra.

As correntes marítimas são importantes porque realizam o transporte e a disseminação de espécies pelas regiões por onde passam. Além disso, elas são um fator climático muito importante, pois influenciam na formação de áreas úmidas e de desertos.

Correntes quentes costumam favorecer a evaporação, o que gera áreas litorâneas de umidade elevada. Já correntes frias fazem com que a evaporação da água seja menor, pois elas diminuem a temperatura nas áreas litorâneas. Isso faz com que chova mais no oceano do que nas terras próximas, o que pode levar à formação de desertos.

Correntes quentes se formam nas zonas equatoriais e se deslocam para as zonas polares; correntes frias se formam nas zonas polares e vão em sentido às regiões equatoriais.

A corrente marítima Sul Equatorial é uma corrente quente, com origem na região equatorial, que se subdivide em corrente das Guianas (que vai para o norte) e em corrente do Brasil (que vai para o Sul). A corrente do Brasil é responsável pelas águas mornas do litoral nordestino braslatitude.

Também chamada de corrente do Atlântico Norte, essa corrente quente tem origem na região do Golfo do México e se desloca em direção à Europa. Ela é responsável por aumentar a temperatura média de certas regiões da península Ibérica, da Grã-Bretanha e da Noruega, fazendo com que elas tenham um clima mais ameno se comparado ao de regiões que se encontram na mesma latitude.

A corrente do Golfo também é responsável pelo nevoeiro (fog) típico de Londres no inverno, graças à evaporação e à condensação das águas do mar do Norte. Junto à poluição, esse nevoeiro recebe o nome de smog (smoke + fog).

A corrente do Labrador se forma na região polar e vai em direção à costa leste dos Estados Unidos. Ela é uma corrente fria, portanto, e provoca quedas na temperatura dessa região. Ela é responsável pelo congelamento das águas da região litorânea de Nova York, por exemplo.

Também conhecida como corrente de Falklands, essa corrente fria se desloca da Antártica em direção ao litoral sul do Brasil. Ela favorece a pesca nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além de ser responsável pela formação do deserto da Patagônia, na Argentina.

Graças à corrente de Humboldt, que se desloca da Antártica até o litoral do Chile e do Peru, esses países estão entre os maiores países pesqueiros do mundo. Ela é a corrente marítima mais fria do mundo, sendo que a sua temperatura chega a ser cerca de 7 ou 8 ºC inferior à temperatura média do oceano na mesma latitude. Além disso, a corrente de Humboldt é um dos fatores responsáveis pela formação do deserto do Atacama.
Perguntas interessantes