ENEM, perguntado por Mariazinha2717, 5 meses atrás

I. Plasmídeos são elementos genéticos extracromossômicos formados por moléculas de DNA de fita dupla circular que só se replicam com o DNA cromossômico de bactérias. II. A eletroforese em gel é um método simples e eficiente que permite separação, identificação e purificação de moléculas de DNA. As moléculas são separadas através da migração de partículas no gel, com a aplicação de uma diferença de potencial elétrico, onde as moléculas de menor massa migram mais rápido. III. As enzimas de restrição cortam sequências inespecíficas de DNA, catalisando a destruição de uma ligação fosfodiéster entre dois nucleotídeos consecutivos ligados a determinadas bases. Uma das primeiras enzimas de restrição a ser isolada foi a EcoRI, produzida pela bactéria E. Coli. IV. Um dos vetores mais utilizados nos processos de clonagem molecular é o bacteriófago λ, um parasita obrigatório da E. Coli, o qual necessariamente deve injetar o seu DNA na bactéria hospedeira para a sua multiplicação

Soluções para a tarefa

Respondido por martinkoliveira
0

Sobre as ferramentas de manipulação do material genético, estão corretas as afirmativas II e IV. Por isso, a opção a ser marcada é a Alternativa 2.

Análise das afirmações sobre material genético:

  • I - A primeira está ERRADA, porque os plasmídeos são moléculas circulares duplas de DNA capazes de se reproduzir independentemente do DNA cromossômico.

  • II - A segunda está CORRETA, dado que a eletroforese em gel se caracteriza como método simples e eficiente que possibilita as questões referentes às moléculas de DNA.

  • III - A terceira está ERRADA, pois as enzimas de restrição cortam sequências específicas de DNA, e não inespecíficas.

  • IV - A quarta está CORRETA, uma vez que bacteriófago λ se caracteriza como um dos vetores mais usados nos processos de clonagem molecular.

Veja mais sobre material genético:

https://brainly.com.br/tarefa/38571075

#SPJ4

Anexos:
Perguntas interessantes