i) Comente sobre as relações entre ciência e sociedade (humanidade) ao longo da história. Você pode exemplificar em seu comentário, rupturas, continuidades, inovações, avanços e/ou retrocessos que foram trazidos(as) à humanidade como consequência dessas relações.
ii) Tomando como base a realidade social em que nos inserimos, reflita sobre as inovações científicas e/ou contribuições realizadas (ou que estão se desenv
Soluções para a tarefa
Resposta:
A ciência está integrada na sociedade e é influenciada por ela, As sociedades têm sofrido alterações ao longo do tempo e, consequentemente, a ciência também as sofreu. investigação científica muitas vezes requer financiamento de agências governamentais ou de outras organizações, por exemplo, durante a primeira metade do século XX, quando o mundo estava envolto em guerra, os governos disponibilizaram financiamento para que os cientistas fizessem investigação com vista a aplicações militares, pelo que a ciência progrediu nessa direção, desvendando os mistérios da energia nuclear.
Nos dias atuais a investigação científica é frequentemente focada em temas com potencial para ajudar a satisfazer necessidades da sociedade. Por exemplo, empresas modernas que procuram gerar rendimentos através do tratamento médico, da produção de fármacos, e da agricultura, têm dedicado cada vez mais recursos para investigação em biotecnologia, resultando em avanços significativos na sequenciação do genoma e em engenharia genética. Em contrapartida, as fundações modernas, financiadas por particulares, podem investir o seu dinheiro em projetos que considerem ser socialmente responsáveis, encorajando a investigação em tópicos como as tecnologias de energias renováveis.Os valores e crenças dos cientistas são influenciados pela cultura em que vivem. Tais pontos de vista pessoais podem, por sua vez, influenciar as questões que optam por prosseguir e como investigam essas mesmas questões, lembrando que a sociedade pode influenciar o curso da ciência, ao direcionarem o financiamento para determinados tópicos de investigação, em detrimento de outros.