HOMICÍDIOS: COMPARAÇÕES INTERNACIONAIS
Informações internacionais sobre o tema permitem obter uma visão comparativa sobre os níveis de violência existentes no país. Vemos assim que, com uma taxa de 27,4 homicídios por 100 mil habitantes e 54,8 por 100 mil jovens, o Brasil ocupa a sétima posição no conjunto dos 95 países do mundo com dados homogêneos, fornecidos pela Organização Mundial da Saúde sobre o tema, dados compreendidos entre 2007 e 2011.
O quadro comparativo internacional já foi bem pior para o Brasil. No ano de 1999 com taxas menores que as atuais - 26,3 homicídios por 100 mil habitantes - o Brasil ocupava o segundo lugar, imediatamente atrás da Colômbia. E com 48,5 homicídios por 100 mil jovens de 15 a 24 anos de idade, o terceiro lugar, depois da Colômbia e de Puerto Rico. Não podemos interpretar essa sétima posição como uma melhoria dos índices nacionais. Foi mais devido ao crescimento explosivo da violência em vários outros países do mundo que originou esse recuo relativo. Aqui se incluem vários países centro-americanos, como El Salvador e Guatemala, onde eclode a violência das gangues ou marras juvenis, ou a Venezuela, com problemas político-estruturais.
Outra forma de verificar o significado de nossa violência homicida é comparando nossos patamares com os de outros países tidos como civilizados.
Comparando nossos níveis de homicídios na população total, a taxa de 27,4 homicídios por 100 mil habitantes é:274 vezes maior que a de Hong Kong.137 vezes maior que as do Japão, Inglaterra e Gales ou Marrocos.91 vezes maior que as do Egito ou Sérvia.Já nossa taxa de 54,8 homicídios por 100 mil jovens resulta: 547 vezes superior às taxas de Hong Kong.273 vezes superior às taxas da Inglaterra ou Japão.137 vezes superior às taxas da Alemanha ou Áustria.Fonte: Mapa da Violência. Homicídios: comparações internacionais2013. Disponível em: <http://www.mapadaviolencia.org.br/pdf2013/mapa2013_homicidios_juventude.pdf>. Acesso em: 13 mar. 2014.
Em sua opinião, quais são as políticas públicas necessárias para a redução da violência no Brasil e no mundo? E qual é o papel da sociedade nesse processo?
Elabore uma argumentação coerente para apresentar a sua opinião.
Soluções para a tarefa
Respondido por
11
A sociedade precisa se conscietizar de muitos aspectos,pois em parte temos culpa.Somos nós que elegemos as autoridades que vão contribuir ou prejudicar o Brasil e o mundo.Precisamos votar com consciência para não sofrermos as consequências.
Perguntas interessantes
Matemática,
11 meses atrás
Ed. Física,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás