História, perguntado por alicesilvaladislau20, 7 meses atrás

Holanda e Portugal, quase sempre, tiveram boas relações. Seguindo esse pensamento, por que a Holanda resolveu invadir o Brasil, sendo o Brasil uma colônia de Portugal?

Soluções para a tarefa

Respondido por miojosaborcostela21
0

Resposta:

As invasões holandesas foram motivadas pelo interesse holandês em tomar controle do negócio açucareiro e por conta da rivalidade entre Portugal e Holanda, e desta com a União Ibérica.

A invasão do Nordeste brasileiro pelos holandeses também está relacionada com as relações diplomáticas que envolviam Portugal, Espanha e Holanda. Pode-se dizer que o acontecimento fundamental para isso foi a União Ibérica, unificação das coroas espanhola e portuguesa que se estendeu de 1580 a 1640. Essa união foi consequência da crise sucessória que atingiu a dinastia de Avis, no final do século XVI.

Antes de entendermos a relação das invasões holandesas com a União Ibérica, é necessário compreendermos as relações diplomáticas que existiam entre Portugal, Espanha e Holanda. Primeiramente devemos pontuar que o negócio do açúcar era uma atividade econômica muito lucrativa e que envolvia uma parceria entre holandeses e portugueses.

O negócio do açúcar foi instalado no Brasil com auxílio de capital holandês, pois muitos senhores de engenho só conseguiram desenvolver seu negócio com dinheiro emprestado pelos holandeses. Além disso, a Holanda participava do refino do açúcar e de sua distribuição pela Europa. Dessa forma, os holandeses tinham uma participação relevante nessa atividade.

Os holandeses, no entanto, estavam em guerra contra os espanhóis desde 1568. O conflito era motivado pela busca daqueles por conquistarem sua independência dos Habsburgo, a família real que governava Holanda, Espanha e outros locais da Europa. Assim, percebemos que a Holanda tinha relações boas com Portugal e ruins com a Espanha.

Tudo isso mudou com a União Ibérica. Em 1578, d. Henrique, rei de Portugal, faleceu e não deixou herdeiros para o trono português. Assim, três postulantes que possuíam parentesco com ele solicitaram direito de ocupar o trono de Portugal. O vitorioso nesse cenário foi Filipe II da Espanha, o rei espanhol.

Explicação:

tá ai chefe

Respondido por AbnerRFS007
1

Por que os holandeses invadiram o Brasil?

A invasão do Nordeste brasileiro pelos holandeses resultou diretamente das relações diplomáticas entre Portugal, Espanha e Holanda no final do século XVI. Até 1580, a Holanda tinha um envolvimento direto com o negócio do açúcar produzido no Brasil, pois foram eles que financiaram o desenvolvimento do negócio aqui e eles também participavam do refino e da comercialização do açúcar na Europa.

Com a crise da dinastia de Avis, o rei da Espanha, Filipe II, acabou sendo coroado rei de Portugal.[1]

Com a crise da dinastia de Avis, o rei da Espanha, Filipe II, acabou sendo coroado rei de Portugal.[1]

A atividade açucareira rendeu bastante lucro para Portugal e Holanda. No entanto, essa situação sofreu profundas modificações com a crise da dinastia de Avis em Portugal, no final do século XVI. Essa crise de sucessão deflagrou-se quando d. Henrique, rei de Portugal, morreu e não deixou herdeiros diretos.

Assim sendo, uma disputa aconteceu e resultou na coroação de Filipe II, da Espanha, como rei de Portugal. Como desdobramento, as coroas de Espanha e Portugal foram unificadas sob o domínio do mesmo rei. Isso ficou conhecido como União Ibérica e representava, naturalmente, que mudanças drásticas aconteceriam nas relações diplomáticas entre Holanda e Portugal, pois a Holanda estava em guerra contra a Espanha desde 1568.

Essa guerra entre Espanha e Holanda tinha relação com a luta dos holandeses por sua independência (até 1581, a Holanda estava sob o domínio dos Habsburgo, a dinastia que reinava na Espanha). Por conta desse contexto, os inimigos da Espanha tornaram-se os inimigos de Portugal, já que os dois países passaram a ser governados pelo mesmo rei.

Assim, os holandeses acabaram sendo excluídos do negócio do açúcar e isso resultou em uma ação dos holandeses contra Portugal. Em 1595, os holandeses saquearam portos portugueses no continente africano e, em 1604, atacaram a cidade de Salvador, na Bahia, mas o ataque dos holandeses acabou fracassando. Depois disso, os holandeses permaneceram em trégua com os espanhóis até 1621.

ESPERO TER AJUDADO.

BONS ESTUDOS!!!✌

Perguntas interessantes