Historicamente os Brasileiros já estão acostumados com o racionamento de energia. O ápice desta foi a chamada “Crise do Apagão”, que ocorreu entre os anos de 2001 e 2002. Apagão é um termo que designa interrupções ou falhas na transmissão de energia, ocasionando blecautes de maior duração.
Com relação ao racionamento de energia, e sob o ponto de vista da análise administrativa, identifique a seguir qual alternativa corresponde corretamente ao motivo principal causador do histórico apagão no Brasil.
A Sem dúvida a principal causa dos apagões energéticos é a falta de chuva no território Brasileiro.
B O apagão ocorreu por uma soma de fatores: além das poucas chuvas, a ausência de planejamento e investimentos na geração e distribuição de energia por uma década.
C Ausência de controle do governo brasileiro acerca do nível de nossos reservatórios das hidrelétricas.
D Falta de organização do governo Dilma e Alckmin na gestão do sistema Cantareira, principal reservatório de água doce do Brasil.
E Somente por falta de Direção, por partes dos órgãos e entidades públicas competentes.
Soluções para a tarefa
Resposta: Letra (B) alternativa correta
Explicação:
A crise energética brasileira nos anos 2000, que culminou com o Apagão, ocorreu por uma soma de fatores: além das poucas chuvas, o fator principal foi a falta de planejamento e ausência de investimentos em geração e transmissão de energia durante mais de uma década. Com a escassez de chuva, o nível de água dos reservatórios das hidroelétricas baixou e os brasileiros foram obrigados a racionar energia.
Assim, a ausência da função planejamento foi a principal motivadora de tal episódio, e não apenas a falta de chuvas, portanto alternativa correta “B”, conforme aula 01, tema “O conceito de Planejamento”.
A alternativa “B” inviabiliza e torna a alternativa “A” incorreta (a falta de chuvas é apenas uma das causas, e não a única causa).
De acordo com a letra “C”, a ausência de controle do nível de nossos reservatórios nas hidrelétricas como principal causa é incorreta, pois o controle por si só, sem um planejamento anterior, não levaria a nenhum resultado.
A letra “d” está incorreta, pois não tem relação com o assunto proposto, o racionamento energético é um problema brasileiro desde o início dos anos 2000, e se estende até os dias de hoje, ainda o sistema Cantareira é responsável apenas pela captação e tratamento de águas para a Grande São Paulo.
A letra “e” está errada, pois não é somente a falta de uma boa direção, que ocasionou o apagão energético, e sim os fatores já elencados.