Historicamente é possível observar que parcelas da população foram privadas, de diversas formas, dos direitos de liberdade e igualdade apontados na Declaração Universal dos Direitos Humanos. Essas parcelas da população são reconhecidas a partir do termo “minorias”, e eles são responsáveis por movimentos sociais plurais, com horizontes e objetivos comuns em prol de combater o preconceito e adquirir maior espaço nos diversos setores sociais. Nesse sentido, a partir das informações do texto-base e dos conhecimentos adquiridos na disciplina Desafios Contemporâneos, proponha medidas adequadas para o combate às formas de preconceito e políticas públicas que apresentem garantias para que o direito dessas segmentos seja respeitado.
Soluções para a tarefa
Dentre medidas adequadas para o combate às formas de preconceito e políticas públicas que apresentem garantias para que o direito dessas segmentos seja respeitado, pode-se citar:
- educação visando a interdisciplinaridade e multiculturalismo;
- acessibilidade a todos de forma igual no processo educacional.
Sendo essas propostas responsáveis por além de gerar conhecimento, transmitir valores as pessoas envolvidas no processo de ensino e aprendizagem.
Bons estudos!
Resposta:
Explicação:
Me baseando nos estudos adquiridos em desafios contemporâneos podemos apresentar algumas medidas que possam combater formas de preconceitos e políticas que garantam os direitos desses segmentos.
Por meio da educação podemos combater as diversas formas de preconceito. Igualar a educação de todos, para que as minorias tenham as mesmas chances que os demais e assim consigam alcançar seus objetivos e tenham empregos dignos com as devidas profissões que escolherem.
As cotas raciais, a obrigatoriedade das escolas aceitarem crianças com deficiência entre outros, são alguns desses elementos que geram respeito e convivência com “o diferente”.
Quando falamos de preconceito racial a melhor forma de combate a essa injustiça e através da conscientização, nesse ponto as políticas públicas governamentais devem ser voltadas a valorização da diversidade racial e conscientização sobre a importância de cada grupo étnico presente na sociedade fazendo com que as pessoas aprendam a serem mais tolerantes, respeitosas e conscientes das consequências trazidas por atos de preconceito social, pois o preconceito e uma ferramenta usada para desequilibrar a humanidade que a divide em classes de ´´Superioridade´´ criando assim um objeto de destruição social.
Muitas pessoas acreditam que o preconceito é só contra negros, esquecem-se das diversas formas que ele aparece: cultural, religioso, gênero, e também contra as diversas deficiências físicas e intelectuais, entre tantos outros, por isso políticas públicas e ações serias para que eles possam ser “combatidos” e conscientizar a todos que somos todos iguais e todos temos o direito de ir e vir.
Dentre medidas adequadas para o combate às formas de preconceito e políticas públicas que apresentem garantias para que o direito dessas segmentos seja respeitado, pode-se citar:
• educação visando a interdisciplinaridade e multiculturalismo;
• acessibilidade a todos de forma igual no processo educacional.
Sendo essas propostas responsáveis por além de gerar conhecimento, transmitir valores as pessoas envolvidas no processo de ensino e aprendizagem.