Pedagogia, perguntado por AnnaCarlos, 1 ano atrás

historicamente, a escola se caracterizou pela visao da educacao que delimita a escolarizaçao como privilegio de um grupo. a partir do processo de universalização e democratizaçao da educação, aparados principalmente nas diretrizes da educacao especial, declaracao de salamanca e na convencao de guatemala, a escola passa a ser para todos, mas por manter a visao homogeneizadora do aluno, cria o paradoxo inclusao/exclusão. Expresse seu entendimento deste paradoxo a partir da visão medica e social do individuo.

Soluções para a tarefa

Respondido por viniciusrm19
2

Durante muito tempo, a escola apresentava uma visão médica sobre os alunos com deficiência, o que levava ao processo de exclusão, no sentido de que estes alunos poderiam ser "contagiosos" aos alunos ditos "normais".

A partir de documentos e reuniões oficiais, como a declaração de salamanca, convenção de Guatemala, passa-se a criar uma atmosfera de inclusão, fundamentada na conscientização e sensibilização, no sentido de promover a integração de alunos especiais em salas regulares, a partir da modificação das próprias escolas.

Perguntas interessantes
Matemática, 1 ano atrás