Há um ditado popular muito conhecido que diz: “As flores do Ipê nunca caem na poeira”. De fato, a maioria das espécies de Ipê nativas do Brasil floresce no final do inverno e início da primavera, quando as primeiras gotas de chuva passam a cair no Centro-oeste e Sudeste do país, principalmente.
Leia novamente o ditado popular e assinale a alternativa que melhor o relacione com a Fisiologia Vegetal:
Escolha uma:
a. A planta não é capaz de responder a variações ambientais. Trata-se de um ser estático e passivo.
b. A luz é um recurso ambiental crítico para os vegetais. O comprimento do dia ou da noite é geralmente a indução para diversos mecanismos fisiológicos que podem levar à reprodução ou abscisão foliar, por exemplo.
c. Todas as respostas das plantas às condições ambientais estão geneticamente programadas e a variação ambiental externa pouco importa.
d. A planta possui acoplamento fidedigno às condições ambientais. A temperatura é o fator ambiental mais associado ao desenvolvimento das gemas florais. O comprimento do dia tem pouca relação.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Essa planta se adaptou bem às condições climáticas da região centro-sul do país. O ditado diz, de forma popular, que as flores do ipê começam a cair no final da estação seca (outono-inverno, quando o período iluminado do dia vai ficando menor) e início da chuvosa (primavera-verão, quando o período iluminado vai ficando maior). Quando as flores de uma planta caem, isso significa que já passou a fase de polinização e está se iniciando a formação de frutos e sementes.
Alternativa B
I. Desenvolvimento de botão floral na estação da primavera.
II. Abertura e fechamento de estômatos.
III. Abertura e fechamento de folíólulos em folhas de Fabaceae que possuem pulvínulo em resposta à luz solar.
IV. Germinação da semente.
Assinale as afirmações que contém exemplos de ritmos circadianos realizados por um vegetal:
Escolha uma:
a. Apenas I
b. Apenas II
c. II e III
d. Todos os exemplos citados
De acordo com o ditado popular a alternativa que melhor o relaciona com a Fisiologia Vegetal é a alternativa B
O Ipê é uma planta muito bem adaptada as condições climáticas da região centro-oeste e sudeste do Brasil. E, como toda planta tem-se que a luz é um recurso ambiental crítico para os vegetais, pois é muito importante para regular diversos mecanismos fisiológicos que podem levar à reprodução ou abscisão foliar (queda das folhas), por exemplo.
O comprimento do dia ou da noite é variável de acordo com a estação que estamos, como por exemplo, durante o inverno que os dias tendem a ser mais curtos - com isso temos menos luz disponível.
Espero ter ajudado, bons estudos :)