Há consenso na literatura que a camada mais externa da pele é a epiderme, que por sua vez é formada basicamente por cinco subcamadas de células chamadas de queratinócitos que vão desde a camada mais interna basal até a mais externa chamada de camada córnea. Disserte sobre a camada córnea da epiderme.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Também chamado de estrato córneo da epiderme, a camada córnea é a camada mais superficial da epiderme, formada por células mortas, sem núcleos e achatadas, apresentando grande quantidade de queratina e descamações, que se desprendem continuamente e são substituídas por outras.
Explicação:
A queratinização é um processo importante para a proteção da pele, pelo qual as células mais profundas da epiderme se enchem de queratina e se movem para a superfície da pele. Assim, a pele encontra-se em permanente renovação na camada córnea. Além da passagem da água e substâncias solúveis, a falta de água pode debilitar esta camada.
A camada córnea da epiderme é a mais externa da epiderme, possuindo por volta de 20 subcamadas de células mortas achatadas, dependendo de onde a pele está no corpo. Num processo chamado de descamação, as células mortas se desprendem de forma regular. Os poros das glândulas sudoríparas e as aberturas das glândulas sebáceas estão localizados na camada córnea.
Camada córnea
O camada córnea é composto de células que estão conectadas entre si por lipídios epidérmicos. Esses lipídios são necessários para uma boa saúde da pele. Eles formam sua barreira protetora e mantêm a umidade. Quando ela é deficiente, a pele pode ficar seca, áspera e tensa, áspera e tensa.
A epiderme é coberta por uma camada hidrolipídica, que ajuda a manter nossa pele flexível e também agindo contra fungos e bactérias.
Saiba mais sobre a epiderme em:
https://brainly.com.br/tarefa/3323601
https://brainly.com.br/tarefa/3509249
#SPJ2