História, perguntado por vii24, 1 ano atrás

Guerra dos canudos, ano,causas, consequencias e o presidente da época


DestruidorDeGalaxias: O presidente da época era Prudente de Moraes.

Soluções para a tarefa

Respondido por DestruidorDeGalaxias
6
Guerra de canudos, situação do nordeste no final do século XIX: Fome, seca, falta de apoio político, violência, desemprego, fanatismo religioso.
Período da guerra de canudos: De novembro de 1896 a outubro de 1897.
Local: interior do sertão da Bahia.
Os envolvidos: Os habitantes do arraial de canudos liderados pelo beato Antônio conselheiro. Do outro lado as tropas do governo da Bahia com apoio de militares enviados pelo governo federal.
As causas da guerra: O governo da Bahia com apoio dos latifundiários, não concordavam com o fato dos habitantes de canudos não pagarem impostos e viverem sem seguir as leis estabelecidas, e afirmavam que o conselheiro defendia a volta da monarquia. Por outro lado Antônio conselheiro defendia o fim da cobrança de impostos e era contrário ao casamento civil. Ele afirmava ser um enviado de Deus que deveria liderar o movimento contra as diferenças e injustiças sociais.
Significado da guerra: A luta e resistência das populações marginalizadas do sertão nordestino no final do século XIX. Embora tenham sido derrotados, mostraram que não aceitavam com a situação de injustiça social que reinava pela região. O presidente da época era Prudente de Moraes. Antônio conselheiro foi assassinado em 22 de setembro de 1897.
Bom é isso o mínimo que consegui resumir.
Perguntas interessantes