ENEM, perguntado por kauanogueira5693, 9 meses atrás

Guaixará Esta virtude estrangeira me irrita sobremaneira Quem a teria trazido, com os seus hábitos polidos estragando a terra inteira? (...) Quem é forte como eu? Como eu, conceituado? Sou diabo bem assado, a fama me precedeu; Guaixará sou chamado (...) Que bom costume é bailar! Adornar-se, andar pintado, tingir pernas, empenado fumar e curandeiar, andar de negro pintado. (...) Para isso com os índios convivi. Vêm os tais padres agora com regras fora de hora para que duvidem de mim. Lei de Deus que não vigora. (ANCHIETA, José de. "Auto de São Lourenço" In: "Teatro de Anchieta". São Paulo, Loyola, pp.61-62) A leitura de Anchieta nos permite afirmar que a ação da Companhia de Jesus no processo da colonização do Brasil foi marcada pela(o): a) mecanismo de apropriação da cultura indígena, utilizando seus elementos como forma de empreender a catequese dos nativos sob os moldes católicos. b) intolerância radical com relação às comunidades indígenas e pela defesa de escravização indiscriminada destas comunidades. c) aceitação da cultura indígena e afirmação dos seus valores em detrimento das bases culturais do catolicismo ocidental. d) completa aceitação das práticas culturais indígenas e pela sua incondicional defesa diante da Coroa portuguesa. e) indiferentismo em relação à cultura indígena, por ser considerada demoníaca e irrecuperável, mesmo diante dos ensinamentos cristãos.

Soluções para a tarefa

Respondido por LarissaMoura3
17

a) mecanismo de apropriação da cultura indígena, utilizando seus elementos como forma de empreender a catequese dos nativos sob os moldes católicos.

A leitura da obra de Anchieta possibilita que o leitor realize a afirmação de que a ação da Companhia de Jesus no processo da colonização do Brasil foi marcada por um importante mecanismo de apropriação da cultura dos povos indígenas.

Esse fato pode ser exemplificado pela grande utilização dos elementos da Companhia de Jesus como um instrumento que permitia o empreendimento da catequese dos nativos, considerando os moldes católicos.

Bons estudos!

Respondido por viniciusrm19
0

A leitura de Anchieta evidencia o processo de apropriação da cultura indígena, visto que muitos hábitos indígenas passaram a ser incorporados pelo povo português, também como uma forma de submissão (Alternativa A).

Colonização brasileira e Povos Indígenas

A catequização dos povos indígenas foi um processo muito marcante, o qual esteve associado à incorporação aos moldes católicos. Nota-se que o processo de apropriação cultural foi evidente, já que os hábitos foram incorporados a cultura portuguesa, atuando também como uma forma de suprimir a cultura indígena.

Mais sobre colonização brasileira e povos indígenas: brainly.com.br/tarefa/32605059

#SPJ3

Anexos:
Perguntas interessantes