Graças à autoridade que é dada por cada indivíduo aoEstado, é-lhe atribuído o uso gigantesco de poder e força queo terror assim inspirado o torna capaz de conformar asvontades de todos eles, no domínio da paz em seu próprio paíse da ajuda mútua contra os inimigos estrangeiros.Thomas Hobbes. Leviatã. Trad. Alex Marins. SãoPaulo: Martin Claret, 2002.De acordo com as concepções de Thomas Hobbes acerca doassunto abordado no texto acima, assinale a opção correta.A A paz e a defesa comum devem ficar a cargo de cada umna sociedade.B A sociedade é o verdadeiro locus do poder e, depois dela,o Estado.C O poder do Estado é ilimitado.D O poder soberano não resolve todas as pendências, nemarbitra qualquer decisão.E O Estado divide o poder com o indivíduo.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
É correta a alternativa C, tendo Hobbes defendido a tese de que a ilimitação do poder do Estado evitaria conflitos sociais e políticos, sendo um "pequeno preço" a se pagar pela "paz social".
Hobbes, que desenvolveu esta tese no contexto da guerra civil inglesa, via no poder soberano uma espécie de garantia contra os abusos dos direitos particulares de um indivíduo pelo outro, de modo que haveria leis e normas para todas as pessoas (que não violariam os direitos das demais por medo de represália do Estado) se houvesse um Estado absolutamente capaz de impor a sua vontade (o que, em Hobbes, significava o uso político da violência).
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
ENEM,
10 meses atrás
ENEM,
10 meses atrás
Química,
1 ano atrás