ENEM, perguntado por karolinevsd, 1 ano atrás

Gostaria de uma breve explicação sobre os riscos da crise de representatividade para a democracia brasileira, não estou conseguindo entender o assunto.

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
0

Olha, eu me baseio no seguinte;

Na teoria, a democracia representativa é algo simples: “um regime no qual os cidadãos são governados e se fazem representar por políticos eleitos por eles, em eleições competitivas, limpas e plurais”

“a qualidade da representatividade no Brasil hoje é baixa, porque temos uma democracia seriamente comprometida pela oligarquização.”

Políticos desgastados por casos de corrupção estão criando “um espaço de não competição entre eles, voltado à preservação dos interesses corporativos comuns da classe política como uma categoria profissional”.

Essa constatação se dá num momento de desconexão entre as ações tomadas por políticos em Brasília e a vontade da maioria dos brasileiros, expressa em pesquisas de opinião recentes. Queixas sobre falta de representatividade não são novas. Elas ganharam força especialmente a partir de 2013, com a onda de protestos de rua que ficou conhecida como Jornadas de Junho. Hoje, o próprio presidente Michel Temer governa com o pior índice de aprovação a um presidente da República desde que esse tipo de pesquisa passou a ser feita no Brasil, após a volta da democracia, em 1985. Apenas 5% consideram o atual governo ótimo ou bom.

Espero que ajude, bons estudos!




Respondido por biancagregorio99
0

De forma simples: o governo está lá para representar o povo, a democracia em si é isso. O povo elege seus governantes para que esses os represente perante o congresso.

No entanto, a crise de representatividade é resultado de uma política oligárquica que não representa a maioria da população.

A principal consequências são políticas públicas ineficazes no âmbito social, quando o governante não preza pelo seu interesse ele não vai defender o que é bom pra você. É notório por exemplo que o Brasil sempre foi um país muito violento com as mulheres, porém a Lei Maria da Penha é recente, pq antes não haviam políticos que prezassem por essa causa. Acontece o mesmo com a Lei de cotas, sempre houve pouco acesso dos mais pobres, sobretudo afrodescendentes no ensino superior, mas até 2012 não era uma pauta com fortes apoiadores no congresso.

Tentei ser bem simples e trazer pra realidade o que quis dizer, espero que tenha entendido <3

Perguntas interessantes