Gostaria de saber cinco excipientes que compõem uma formulação e suas funções?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Aglutinantes: geralmente utilizam-se açucares, amidos e celuloses, o que contribui para que um comprimido esteja compactado e com forma.
Adoçantes: proporcionam um sabor agradável aos fármacos.
Diluentes: preenchem o conteúdo de uma cápsula ou comprimido e, geralmente, utiliza-se como preenchimento, fosfato de cálcio dibásico ou celulose vegetal.
Recobridores: oferecem proteção aos comprimidos contra efeitos da umidade e ar, além de facilitar a ingestão.
Desintegradores: como característica, eles se expandem e se dissolvem ao entrar em contato com a água.
Lubrificantes: não permitem que os ingredientes fiquem aglutinados em grãos ou colados nas máquinas durante a fabricação. Comumente, utiliza-se sílica ou talco, além de óleos esteroides.
Corantes, flavorizantes e aromatizantes: atuam como adjuvantes para corrigir odor, cor e sabores desagradáveis, facilitando a administração pelo paciente. Alguns flavorizantes são: mentol, óleo de anis, baunilha, cacau, entre outros.
Agentes de revestimento: revestem os comprimidos, cápsulas, grânulos ou pellets, visando a proteção do fármaco contra possível decomposição pela umidade e oxigênio atmosférico, bem como mascara odores e sabores desagradáveis. A película utilizada no revestimento é composta de gelatina, ceras e outros.