Gestão escolar e o dia a dia na escola PROBLEMA O recreio escolar é o momento mais esperado pelas crianças. É nesse momento que elas têm a oportunidade de liberarem as energias que ficaram acumuladas durante as atividades realizadas em sala de aula. Percebe-se que o brincar durante o recreio não é apenas uma forma de ocupar o tempo, mas um elemento facilitador para a socialização, uma vez que na espontaneidade e liberdade do momento, a criança interage com o grupo, buscando cumplicidade e companheirismo. No entanto, este tem sido um momento de conflitos e uma das principais inseguranças e dificuldades reside em como lidar com as desavenças. Os profissionais que lidam com a educação, em geral, sentem-se despreparados para atuar com os desentendimentos e a brigas entre alunos e, sobretudo, entre alunos e professores. Na maioria das vezes, se frustram por não encontrarem soluções concretas para a resolução desses problemas. É o que tem acontecido em uma escola da rede pública de ensino em que alunos do Ensino Fundamental fazem juntos o recreio escolar. As crianças, com idade entre 6 a 14 anos correm, gritam, brincam, se chutam e se machucam diariamente. Também há relatos de furtos e danificação de pertences. As agressões verbais, como insultos, exposição ao ridículo com apelidos, difamação, rejeição e isolamento são frequentes e, como consequência, percebe-se baixo rendimento escolar entre essas crianças. Sendo você o pedagogo dessa instituição, de que maneira encaminharia uma possibilidade de mudança nesse cotidiano escolar? QUESTÃO ORIENTADOR A Qual a melhor maneira para resolver um conflito? É possível envolver os professores na resolução e melhoria desses conflitos? Como? De que maneira a pedagoga escolar poderá intervir nesta situação?
Soluções para a tarefa
Resposta: De fato, esse é o grande desafio da equipe pedagógica de qualquer instituição de educação Básica.
Se eu fosse o Orientador ou Coordenador Pedagógico da Instituição, proporia à equipe Gestora as seguintes situações:
- recreio guiado por agente socio-educativo,onde o mesmo atuaria orientando as crianças;
- proporia dois recreios distintos por idade, ou seja, as turmas seriam divididas em recreios específicos por faixa etária;
- proporcionar recreio pré-planejado junto com os representes de turma, onde em conjunto, cada representante seria junto com sua turma o monitor do dia, orientando brincadeiras e alertando os inspetores de aluno quando ocorressem desavenças;
- propor à equipe gestora e corpo docente recreios dirigidos com atividades lúdicas coordenadas como: mesa de ping-pong, queimada, basquete, pulação de corda, contação de histórias e cantinho da leitura (montado em todos os recreios pela responsável da biblioteca.
Todas as sugestões acima seriam discutidas antecipadamente com a a equipe gestora, que levaria as propostas ao conselho de classe e depois às reuniões de pais e responsáveis com o intuito de coletar outras sugestões e conseguir a aprovação dos mesmos.
Em seguida, levar sugestões ao corpo discente para avaliarem e sugerirem adaptações prováveis.
Explicação: