GENTEEEE
Minha professora pediu um resumo da aprendizagem 7 de filosofia, do qual o tema é "A condição humana e a banalidade do mal"
Soluções para a tarefa
O objetivo é abordar a condição humana e a banalidade do mal, com base no pensamento de Hannah Arendt. Os conceitos de labor, trabalho e ação têm o intuito de construir uma crítica à subjetividade meramente técnica ou banal, do ponto de vista existencial. As considerações que se seguem sobre as atividades fundamentais: labor, trabalho e ação, e o texto de Hannah Arendt sobre a condição humana, nos levam a refletir sobre o que estamos fazendo no mundo. O homem precisa buscar sustento para manter-se vivo, construir artifícios para tornar o mundo melhor e para isso ele precisa estar entre outros homens.
A condição humana nos remete às condições fundamentais para a existência do homem no mundo. São estas a natalidade, a mortalidade, a mundanidade e a pluralidade. Para viver como seres humanos, habitar o planeta e constituir o mundo, algumas atividades devem ser realizadas.
A banalidade do mal - O que vocês acham que vem a ser o mal? O mal sempre foi uma reflexão importante para a Filosofia. Para tentar compreendê-lo, Hannah Arendt orbita em torno da seguinte formulação: Como é possível que, no século XX, os homens convivam com um mal como o nazismo, por exemplo. Pensando nos campos de extermínio nazistas, que mataram milhões de pessoas por motivos banais, como entender que foram tão poucos os que a eles se opuseram.