(GENTE SOCORRO RESP AQ PLSSS KAJDGUAGD)
1. Leia a afirmativa a seguir e responda às questões.
O Brasil tem seu corpo na América e sua alma na África.
VIEIRA, Padre Antônio, século XVII. In: GOMES, Laurentino.
Escravidão. Rio de Janeiro: Globo Livros, 2019. p. 7.
a. Considerando o que você estudou sobre a montagem da colonização no Brasil, interprete a afirmativa do padre
Antônio Vieira.
b. Que razões levaram os portugueses a passar a utilizar em larga escala a mão de obra escravizada africana na
colônia?
Soluções para a tarefa
Na época das navegações havia um triângulo de comércio entre Europa, Africa e Américas. Da Europa saiam excedentes de produtos (escoamento de produtos menos desejados) para a África, como rum, por exemplo. A África fornecia escravizados para as Américas, com intuito desses fazerem parte da composição da mão-de-obra das plantações de cana-de-açúcar e entre outras atividades. Das Américas partiam açúcar não-processado e outros produtos de interesse europeu.
Olhando especificamente para a África, havia um sistema de escravização desde antes dos europeus. Ainda assim, é possível verificar que os Europeus tomaram vantagem desse sistema facilitado e escoaram esse processo escravagista pro seu benefício próprio, nas terras do "Novo Mundo" (as Américas). Daquele período houve um fluxo muito grande de escravizados e, em grande volume para o Brasil. O Brasil foi o último país da américa a abolir a escravidão.
Desde então, há séculos de luta para introdução dos direitos básicos a muitos decendentes desses escravizados.
a) O padre Antônio Vieira afirma, de forma sensível, que apesar de estar localizado no continente americano, muito da identidade brasileira vem das sociedades africanas, cujos vínculos foram determinados pela colonização.
b) A necessidade de mão-de-obra nas novas colônias e a existência de colônias portuguesas na África foram fatores importantes para o estabelecimento da mão-de-obra africana no Brasil.
As relações coloniais entre o Brasil e o continente africano
Durante o período conhecido como mercantilismo, as grandes potências europeias buscavam novos mercados. A colonização de novas terras se apresentava como uma das principais formas de alargar seus mercados, através de novas fontes de matérias-primas, metais preciosos e também de portos de distribuição de mercadorias.
Tanto o continente africano quanto o continente americano foram marcados pela exploração colonial, e por isso ambos tem muitas características em comum. Houve também um intenso tráfico de africanos para o Brasil, para realização de trabalho escravo.
Nesse contexto, a identidade brasileira muitas vezes se confunde com a dos povos africanos, devido às trocas ocorridas em território brasileiro.
Para saber mais sobre colonização, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/11411214
#SPJ2