Gente me ajudem pfvv é urgente, preciso pra hjj!!!
Com relação à Proclamação da República no Brasil, é correto afirmar que:
1 ponto
a) A ajuda popular foi decisiva para que o poder imperial fosse extirpado da política brasileira, tanto que nessa época as greves portuárias já alavancavam o Brasil rumo a um novo regime.
b) A ideia republicana brasileira baseou-se na filosofia positivista e fascista, pois assim que proclamada, a República direcionou-se ao totalitarismo.
c) Os militares mostraram sua deliberação em compor o quadro político brasileiro, determinando os dois primeiros presidentes do país: Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto.
d) O Império já dava sinais de fraqueza desde a abdicação de D. Pedro I, em 1831, e por isso, havia o desejo de se implementar um novo regime, menos democrático e mais centralizador.
e) A centralização do poder monárquico jamais enfraqueceu-se diante das críticas a ele direcionadas por intelectuais, políticos e artistas, o que nos leva à conclusão de que a monarquia terminou por opção dos próprios monarquistas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
rapaz so quero os pontos obg
Explicação:
vc me ajudo
Resposta:
a) A proclamação da República foi uma ruptura profunda na política institucional brasileira, o que pode ser percebido na grande movimentação popular em defesa da monarquia e contra o movimento de instalação da República em 1889.
b) O movimento republicano brasileiro organizava-se desde a década de 1870 e tinha grande relevância dentro do Exército brasileiro.
c) Adotando o federalismo ao estilo estadunidense, a República fortaleceu na população o sentimento de lealdade nacional.
d) A Proclamação da República inspirou quase todos os movimentos populares dos primeiros anos do século XX, como o do Contestado.
e) Visando o apoio da população, os líderes da República brasileira, em seu início, manipularam símbolos patrióticos e criaram uma galeria de heróis republicanos. O total êxito na promoção dos fundadores da República, como os generais Deodoro e Floriano, exemplifica esse processo de legitimação simbólica.