Gente alguém pode me explicar um pouco sobre o Verbo To Do
Soluções para a tarefa
Resposta:
How do I/you/we/they ... - How does he/she/it ... O verbo “to do” também é necessário quando fazemos perguntas wh-, pois a maioria dos verbos o requer para que saibamos em que tempo verbal estamos falando ou qual é o sujeito.
Espero ter ajudado!!!
to do é um verbo que significa "fazer", não é fazer de "fabricar/produzir" algo, é fazer algum tipo de ação. "produzir" é o sentido de "to make", usa "make" nesses casos.
"to do" é um verbo irregular cujo passado é "did" (fez) e o particípio é "done" (feito).
como verbo ele é igual à maioria dos verbos e precisa de auxiliar para colocar a frase na negativa e/ou interrogativa.
o que me leva à segunda parte do "do", quando ele é usado como auxiliar.
quando a frase não tiver:
verbo to be
verbos modais (can, may, might, could, would, ought to, should, must, will, shall)
verbo to have em tempo perfeito (quando tem have,has OU had seguido de um verbo no particípio, caso não tenha esse outro verbo, ou ele vier no infinitivo, então não é mais tempo perfeito, "to have" é considerado verbo normal nesses casos que precisa de auxiliar)
ex: i have done this (done é particípio, então "have" é auxiliar, ele consegue colocar a frase na negativa e/ou interrogativa --- i haven't done this // have i done this?)
i have a car
i have to do this (em ambos esses casos "to have" é verbo comum, porque não vem seguido de nenhum verbo no particípio, nesse caso usa-se auxiliar para colocar a frase na negativa ou interrogativa.)
quando a frase não tem nenhum dos 3 casos de verbos auxiliares citados acima (to be, modal ou to have perfeito), você vai ter que usar auxiliar para botar a frase na negativa e/ou interrogativa.
no caso, se a frase estiver no presente usa do/does. Does é usado se o sujeito for 3ª pessoa do singular (he/she/it - ele/ela), e "do" é usado para os outros tipos de pessoas/pronomes/sujeitos. Se a frase estiver no passado você usará "did" como auxiliar.
quando você usa um auxiliar assim, o primeiro verbo da frase volta à forma original dele, ou seja, no presente e sem conjugação (conjugação de 3ª pessoa do singular).
para formar negativa é só juntar o auxiliar com "not", e para botar na interrogativa basta passar o auxiliar para antes do sujeito da frase.
i wanted this - did i want this? - i didn't want this (nesse caso o primeiro verbo da oração, e único também, era "wanted", quando usa o auxiliar "did", ele deixa d ficar no passado, e volta a ser "want", porque o auxiliar "did" já representa o passado por ele)
she tries to help - she doesn't try to help - does she try to help? (nesse caso tem 2 verbos, mas só o primeiro é alterado, ele estava conjugado na 3ª pessoa do singular como "tries", quando coloca o "does" ele volta a ser "try" - presente, sem conjugação)
i have a car - i don't have a car - do i have a car?
mesmo quando na frase já tem o verbo "to do", você ainda adiciona outro "do" auxiliar, justamente pelo fato de que "to do" como verbo não age como auxiliar, ele necessita de outro auxiliar.
no caso:
i did this - i didn't do this - did i do this? ("did" voltou ao presente sem conjugação "do" quando colocou o auxiliar "did" na frase)
she does it a lot - she doesn't do it a lot - does she do it a lot? (nesse caso "to do" tava conjugado como "does" na 3ª pessoa do singular, quando acrescentou o auxiliar "does", ele volta a ser "do")
you like her - you don't like her - do you like her? (como não é 3ª pessoa do singular, usa "do" de auxiliar para pergunta/negação, já que é uma frase no presente, se fosse no passado usaria "did")
quando usado como auxiliar, o "to do" não é nunca traduzido.
do you want this? - você quer isso? (não se traduz o "do" como fazer, ele só tá ali pra converter a frase pra interrogação nesse caso, e indicaria qualquer conjugação do verbo ou tempo passado do verbo se fosse "does" ou "did")