gente alguém consegui resumir esse texto para mim no turbine text....
Quando se pensa em alternativas econômicas viáveis para áreas de preservação ambiental, uma idéia sempre evidente é a do aproveitamento das belezas naturais para a atração de visitantes e a exploração do chamado ecoturismo (ou turismo ecológico). Essa opção, todavia, em vez de auxiliar a preservação, costuma acelerar a de gradação ambiental.
No Pantanal Mato-Grossense, a exploração do turismo mo está revelando-se em geral desastrosa e converter do-se em uma das principais causas de comprometimento das áreas visitadas. Turistas em grandes grupos soltam rojões para "apreciar a revoada de aves. Muitas morrem de estresse; filhotes despencam dos ninhos, tornando-se presas fáceis de serpentes, jacarés e peixes. Sacos plás ticos são abandonados por toda parte e podem ser ingerido dos por animais, causando-lhes sufocação e morte. Lixo de todo tipo e em grande quantidade é abandonado pe las estradas.
Todos os anos, caravanas de pescadores esportivos"
-
partem de diversas regiões do Brasil-principalmente do Sudeste e do Sul para os rios do Pantanal. A pesca éefetuada, a cada ano, com redes de malha mais fina. Pei xes aos milhares de toneladas são capturados, com ta manho e idade cada vez menores. Sem atingir a idade adulta, a reprodução é comprometida, bem como a capa cidade de as populações recuperarem-se da mortadela de. Já é notória a redução da quantidade de peixes nos principais rios da região.
Assinala o Atlas do Meio Ambiente do Brasil (Embrapa):
"Falta desenvolver nas escolas a educação sobre o ambien te em que os pantaneiros e os recém-chegados vivem.
Nem todas as pessoas são capazes de imaginar, sozi nhas, as conseqüências para a natureza das ações que praticam no trabalho ou no lazer. Falta, também, aprende der com os habitantes mais antigos do Pantanal o conhe cimento que eles possuem sobre como esse complexo ambiente funciona e como deve ser preservado. Falta, ainda, criarem-se novas reservas de preservação, para que os cientistas nelas possam continuar estudando as riquezas ali existentes".
Aos poucos, o ecoturismo está mostrando sua face sombria: a do "erro turístico". Infelizmente, ainda preso mina para muitas pessoas a visão utilitária das paisa gens naturais, como se elas existissem para suprir a espécie humana de algum tipo de recurso ou benefício.
Assim, os diversos hábitats da Terra vêm sendo explo radios à exaustão, fornecendo matérias-primas, alimen tos, insumos industriais ou opções de lazer. Tal abordagem só reforça o antropocentrismo com que enxergamos desfrutado". o mundo:"tudo existe para nos servir e ser
Não podemos nos esquecer que somos apenas um dos componentes da "teia da vida" e não seus proprietários.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
Quando se pensa em alternativas econômicas viáveis para áreas de preservação ambiental, uma idéia sempre evidente é a do aproveitamento das belezas naturais para a atração de visitantes e a exploração do chamado ecoturismo (ou turismo ecológico).
Essa opção, todavia, em vez de auxiliar a preservação, costuma acelerar a de gradação ambiental.
Perguntas interessantes