História, perguntado por taysa123fernanda, 11 meses atrás

50 pontos!

5. Leia o texto a seguir e, em seguida faça o que se pede nas atividades abaixo:

É uma opinião universalmente aceita entre os europeus o fato de que a Renascença italiana produziu aquilo que chamamos de individualidade - a superação [.] das formas comunitárias medievais, que conformavam a forma de vida, a atividade produtiva, os traços de caráter [.], fazendo desaparecer os traços pessoais e impossibilitando o desenvolvimento da liberdade pessoal, da singularidade própria de cada um e da autorresponsabilidade. [.] Se no começo desse período, como se comenta, não existia em Florença nenhuma moda dominante para a vestimenta masculina, posto que cada qual desejava se vestir de maneira própria e especial, não era uma questão de diferenciação simples, mas, antes de tudo, um desejo individual de aparecer, de se apresentar da maneira mais favorável e merecedora de atenção do que era permitido pelas formas habituais.

a) O texto menciona qual o valor social que emergiu no contexto do Renascimento?

b) O autor afirma que esse valor supera uma forma de viver caracteristica de mundo medieval. Qual forma seria essa?

c) Simmel (o autor) comenta sobre as roupas usadas pelos homens de Florença durante o Renascimento. Os individuos mais ricos buscavam o mesmo efeito em outros bens que possuíam? Mencione o exemplo presente neste capitulo.​


taysa123fernanda: urgente

Soluções para a tarefa

Respondido por maya88643oyap0k
27

Resposta:

a) A liberdade de exercer a sua individualidade como forma de expressão.

b) Todos viviam sobre o julgo da nobreza e da igreja, sendo sempre submissos às suas decisões.

c) Sim, a própria etiqueta, o modo de se portar se tornou um diferencial entre as pessoas, além de objetos domésticos de uso cotidiano.

❤❤❤

Perguntas interessantes