Português, perguntado por janisdejulho2194, 1 ano atrás

(Fuvest-SP) Identifique a alternativa em que a proximidade estabelecida está correta: a) A terra paradisíaca, em Gonçalves Dias, é projeção nacionalista; a Pasárgada, de Manuel Bandeira, é anseio intimista. b) O lirismo de Gregório de Matos é conflitivo e confessional; o de Cláudio Manuel da Costa é sereno e impessoal. c) A ficção regionalista, imatura no século XIX, ganha força ao abraçar as teses do determinismo cientifico, no século XX. d) José de Alencar buscou expressar nossa diversidade cultural — projeto que só a obra de Machado de Assis viria a realizar. e) A figura do malandro, positiva em Manuel Antonio de Almeida, é alvo de Mário de Andrade em sua sátira Macunaíma.

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
21
Bom dia!

Com base no enunciado acima, podemos compreender que: 

A alternativa A é a que melhor compreende a resposta correta. A terra paradisíaca, em Gonçalves Dias, é projeção nacionalista.


Partindo deste ponto, observamos que a representação nacional do autor, exalta as belezas naturais do país, assim como a grande saudade de seu território, colocando em cada verso sentimentos que exaltam a terra do canto do sabiá. 

Além disso, o autor mostra um desejo de viver até que possa voltar, pedindo a Deus que volte para seu país, fato que ressalta cada vez mais o sentimento nacionalista. 


Espeto ter ajudado. 

Um abraço. 
Respondido por Liziamarcia
5
Indique a alternativa em que a proximidade estabelecida está correta:

a) A terra paradisíaca, em Gonçalves Dias, é projeção nacionalista; a Pasárgada, de Manuel Bandeira, é anseio intimista.

JUSTIFICATIVA
Gonçalves Dias em "A canção do EXILIO " ,expressa o nacionalismo exaltando a natureza ,falando do seu amor e saudades do Brasil , já Manuel Bandeira , em Pasárgada,deseja um lugar melhor,para fugir da sua realidade
Perguntas interessantes