História, perguntado por alicesantooss6104, 10 meses atrás

(Fuvest-SP)

E (os indios) são tão cruéis e bestiais que assim matam aos que nunca lhes fizeram mal, clérigos, frades, mulheres [...]

Esses gentios a nenhuma coisa adoram, nem conhecem a Deus.

Padre Manuel da Nóbrega, em carta de 1556.

[...] Não vejo nada de bárbaro ou selvagem no que dizem daqueles povos; e na verdade, cada qual considera barbaro o

que não se pratica em sua terra. [...] Esses povos não me parecem, pois, merecer o qualitativo de selvagens somente

por não terem sido se não muito pouco modificados pela ingerência do espírito humano e não haverem quase nada

perdido de sua simplicidade.

Michel de Montaigne. Ensaios, 1588.

a) Compare as concepções dos dois autores sobre as populações nativas do Brasil

b) Indique a concepção que prevaleceu e quais as consequências para a população indígena.

Soluções para a tarefa

Respondido por micheleovando
60

a) O padre Manuel da Nóbrega considera os índios como “cruéis e bestiais”. Cruéis porque matam colonos brancos, que, segundo o autor, nenhum mal lhes fizeram (fora escravizá-los, dizimá-los e tomar suas terras). Bestiais porque não adoram o Deus do colonizador. Este, por sinal, não reconhece a religião dos indígenas — opinião que se reflete na afirmação do padre de que eles “a nenhuma coisa adoram”.

Já Montaigne tem uma opinião bem diferente – e raríssima na época –, pois afirma que cada um considerava como selvagem o que não era conhecido por sua cultura e praticado em sua terra.

b) Prevaleceu a concepção expressa por Nóbrega. O resultado final foi a dizimação física dos indígenas – pelos massacres, pela escravização e pelas doenças – ou a destruição cultural, pela imposição dos valores, da religião e dos costumes do colonizador.

Respondido por mariliahortencia8
1

A) Comparado as concepções realizadas em função dos nativos do Brasil percebe-se que na visão do Pe. Manoel da Nóbrega os nativos eram considerados como "cruéis e bestiais".

Ele considerava cruéis porque eles matavam os colonos mesmo eles não lhe causando nenhum mal, porém nessa visão do Pe. Manoel da Nóbrega ele não considera o fato de que os colonos escravizaram os índios em sua própria terra. E bestiais está associado a não adorarem a Deus, ou seja, ele não leva em consideração as cresças dos índios.

Enquanto Montaigne, apresenta uma visão bem diferenciada da anterior, porque ele relata que cada um considerava o "outro" como selvagem.

B) A concepção que prevaleceu sobre os nativos indígenas foi a de Pe. Manoel da Nóbrega, trazendo uma série de consequências como a escravidão de mão de obra e cultural e o grande número de massacres aos índios.

Genocídio dos povos indígenas no Brasil

Esses massacres contra os indígenas existe desde a época da colonização do Brasil, o qual era ocasionado em função dos mais variados conflitos violentos, como também em função das doenças disseminadas de forma indireta pelos europeus.

Entenda mais sobre colonização no Brasil em: https://brainly.com.br/tarefa/4394683

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes