Biologia, perguntado por alexandrehvsc1893, 1 ano atrás

(Fuvest-SP) Decorridos mais de 50 anos do uso dos antibióticos, a tuberculose figura, neste final de século, como uma das doenças mais letais; isso se deve ao fato de os bacilos terem se tornado resistentes ao antibiótico usado para combatê-los. Considerando que a resistência de uma população de bactérias a um antibiótico é resultado de mutação ao acaso e que a taxa de mutação espontânea é muito baixa, foi proposto o uso simultâneo de diferentes antibióticos para o tratamento de doentes com tuberculose. Com relação a esse procedimento, foram levantados os seguintes argumentos:

I. O tratamento não será efetivo para o paciente, uma vez que a resistência ao antibiótico não é reversível.
II. O tratamento terá alta chance de ser efetivo para o paciente, pois a probabilidade de que uma bactéria seja resistente a dois ou mais antibióticos é extremamente baixa.
III. O tratamento poderá apresentar riscos para a população, pois poderá selecionar linhagens bacterianas altamente resistentes a antibióticos.

Analisando as informações contidas no texto, pode-se concluir que apenas
a) o argumento I é válido.
b) o argumento II é válido.
c) o argumento III é válido.
d) os argumentos I e III são válidos.
e) os argumentos II e III são válidos.

Soluções para a tarefa

Respondido por negrusmagister
47
Os argumentos apresentados em II e III estão corretos.

De fato, na atualidade, tem-se verificado o aparecimento de linhagens bacterianas altamente resistentes à maioria dos superantibióticos hospitalares, apesar da certeza científica de que o tratamento com dois ou mais antibióticos controla a maioria das infecções.

A alternativa 'e' aprova esses dois argumentos.
Respondido por victoryacerini
19

Resposta:

Os argumentos apresentados em II e III estão corretos.

Perguntas interessantes