(fuvest sp 2015) uma observação comparada dos regimes de trabalhos adotados nas Américas de colonização ibérica permite afirmar corretamente que entre os séculos xvii e xviii
Soluções para a tarefa
As alternativas são:
a) a servidão foi dominante em todo o mundo português, enquanto, no espanhol, a mão de obra principal foi assalariada.
b) a liberdade foi conseguida plenamente pelas populações indígenas da América espanhola e da América portuguesa, enquanto a dos escravos africanos jamais o foi.
c) a escravidão de origem africana, embora presente em várias regiões da América espanhola, esteve mais generalizada na América portuguesa.
d) não houve escravidão africana nos territórios espanhóis, pois estes dispunham de farta oferta de mão de obra indígena.
e) o Brasil forneceu escravos africanos aos territórios espanhóis, que, em contrapartida, traficavam escravos indígenas para O Brasil.
Na América Espanhola havia uso da mão de obra escrava, com uma sociedade que foi rigidamente estabelecida por meio de uma hierarquização social por critérios de etnia, de modo que os povos nativos foram escravizados, os africanos foram escravizados, os europeus nascidos no continente passaram a ocupar uma posição intermediária e os espanhóis nascidos na Espanha ocuparam as posições mais altas da hierarquia.
O emprego da mão de obra nativa, contudo, era consideravelmente maior na América Espanhola que na América Portuguesa, que ainda no século XVI já havia substituído a mão de obra nativa em grande parte por mão de obra africana, de modo que é correta a alternativa C.