Português, perguntado por joaoomito9703, 10 meses atrás

(Fuvest) Leia este texto. Nosso andar é elegante e gracioso, e também extrema mente eficiente do ponto de vista energético. Somos capazes de andar dezenas de quilômetros por quilo de feijão ingerido. Até agora, nenhum sapato, nenhuma técnica especial de balançar os braços, ou qualquer outro truque, foram capazes de melhorar o número de quilômetros caminhados por quilo de feijão consumido. Mas, agora, depois de anos investigando o funcionamento de nossas pernas, um grupo de cientistas construiu uma traquitana simples, mas extremamente sofisticada, que é capaz de diminuir o consumo de energia de uma caminhada em até 10%. Trata-se de um pequeno exoesqueleto que recobre nosso pé e fica preso logo abaixo do joelho. Ele mimetiza o funcionamento do tendão de Aquiles e dos músculos ligados ao tendão. Uma haste na altura do tornozelo, a qual se projeta para trás, segura uma ponta de uma mola. Outra haste, logo abaixo do joelho, segura uma espécie de embreagem [...].

a) Transcreva no caderno o trecho do texto em que o autor explora, com fins expressivos, o emprego de termos contraditórios, sublinhando-os.
b) Esse excerto provém de um artigo de divulgação científica. No caderno, aponte duas características da linguagem nele empregada que o diferenciam de um artigo científico especializado

Soluções para a tarefa

Respondido por Giuliane6
39
Olá!!! Bom vamos lá!

a) O fragmento que vamos reescrever é o seguinte :
“(...) um grupo de cientistas construiu uma traquitana simples, mas extrema - mente sofisticada (...)”
O adjetivo simples está se referindo a  algo sofisticado que serio o contrário, de algo “complexo”.

b) O artigo científico fala sobre uma determinada área do conhecimento em linguagem denotativa e objetiva. Esse excerto vai se diferenciar de um artigo científico convencional na medida em que o autor utiliza linguagem acessível a leigos, com imagens do dia a dia.

Além disso, ao usar a 1.a pessoa do plural, o autor vai se referir  a experiências compartilhadas entre ele e os seus leitores. Isso vai ficar evidente, no trecho: “Somos capazes de andar dezenas de quilômetros por quilo de feijão ingerido.” Existe também o emprego de uma metáfora na seguinte frase “haste... espécie de embreagem”, a metáfora não é comum em textos científicos.

Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes