(FUVEST 2009)Nicolau Maquiavel, em 1513, na Itália renascentista, escreveu:Um príncipe não pode observar todas as coisas a que são obrigados os homens considerados bons, sendo freqüentemente forçado, para manter o governo, a agir contra a caridade, a fé, a humanidade, a religião. (...) O príncipe não precisa possuir todas as qualidades (ser piedoso, fiel, humano, íntegro e religioso), bastando que aparente possuí-las. Um príncipe, se possível, não deve se afastar do bem, mas deve saber entrar para o mal, se a isso estiver obrigado. (Adaptado de Nicolau Maquiavel. O Príncipe. )Indique qual das afirmações está claramente expressa no texto:A) Os homens considerados bons são os únicos aptos a governar.B) O príncipe deve observar os preceitos da moral cristã medieval.C) Fidelidade, humanidade, integridade e religiosidade são qualidades indispensáveis ao governante.D) O príncipe deve sempre fazer o mal, para manter o governo.E) A aparência de ter qualidades é mais útil ao governante do que possuí-las.
Soluções para a tarefa
A) Os homens considerados bons são os únicos aptos a governar.
Falso. Na visão de Nicolau Maquiavel, a bondade não conta para o bom líder: ele deve ser temido ou respeitado.
B) O príncipe deve observar os preceitos da moral cristã medieval.
Falso. A moral ão é útil para o príncipe, a não ser que seja para ludibriar e manter seu poder.
C) Fidelidade, humanidade, integridade e religiosidade são qualidades indispensáveis ao governante.
Falso. Para Maquiavel, estes aspectos não são necessários. O respeito ou o temor ao príncipe é que devem ser mantidos, ainda que ele seja cruel.
D) O príncipe deve sempre fazer o mal, para manter o governo.
Falso. Por vezes fazer o bem é mais útil. A verdade é que, para Maquiavel, o que é adequado ao príncipe, nem sempre se adequa à moral.
E) A aparência de ter qualidades é mais útil ao governante do que possuí-las.
Correto. Assim, se o príncipe parecer ser humano e íntegro, ele terá mais vantagens do que se realmente o fosse, dado que teria mais possibilidades de ilusão sobre os governados.
abraços!
Resposta:
Explicação:
Se pode chamar no x1 não tá