História, perguntado por Erikapossany2349, 1 ano atrás

(UDESC 2017/2)Em 1974, o então presidente Ernesto Geisel deu início institucionalmente ao processo de abertura política que deveria garantir o fim do regime militar, por meio de uma transição caracterizada como lenta, gradual e segura. A iniciativa governamental, porém, não foi a única relevante para o fim da ditadura militar.A respeito do fim da ditadura militar no Brasil, assinale a alternativa correta.A) A mobilização da juventude que ganhou as ruas das principais capitais do país nas reivindicações pelo impeachement do presidente Fernando Collor de Melo.B) A formação e atuação de movimentos sociais como, por exemplo, o Movimento do Custo de Vida, que contava com o apoio das Comunidades Eclesiais de Base e das Comissões Pastorais da Periferia Urbana.C) As denúncias contra o regime militar e as torturas, que eram publicadas semanalmente nos principais jornais do país, durante toda a década de 1970.D) A interferência direta do governo norte-americano que, desde o início era contrário ao regime militar, não mediu esforços para a reinstauração da democracia no Brasil.E) O fortalecimento do Mercosul que possibilitou a criação de uma rede de auxilio mútuo para a reorganização democrática no Brasil, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai.

Soluções para a tarefa

Respondido por ferretti
16

A) A mobilização da juventude que ganhou as ruas das principais capitais do país nas reivindicações pelo impeachement do presidente Fernando Collor de Melo.

Falso. O período em questão é o período ditatorial. Neste período não havia abertura para reivindicações do tipo.


B) A formação e atuação de movimentos sociais como, por exemplo, o Movimento do Custo de Vida, que contava com o apoio das Comunidades Eclesiais de Base e das Comissões Pastorais da Periferia Urbana.

Correto. A Igreja Católica estava presente através das comunidades eclesiais de base, na busca por melhores direitos sociais e pela qualidade de vida.


C) As denúncias contra o regime militar e as torturas, que eram publicadas semanalmente nos principais jornais do país, durante toda a década de 1970.

Falso. As denúncias não eram publicadas, dado que havia sido instaurada no Brasil uma censura do governo que impedia reclamações por parte de indivíduos insatisfeitos, na mídia.


D) A interferência direta do governo norte-americano que, desde o início era contrário ao regime militar, não mediu esforços para a reinstauração da democracia no Brasil.

Falso. O governo norte-americano ajudou, na verdade a implementar e manter a ditadura no Brasil, objetivando uma espécie de combate aos ideais comunistas na América Latina.


E) O fortalecimento do Mercosul que possibilitou a criação de uma rede de auxilio mútuo para a reorganização democrática no Brasil, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai.

Falso. Não houve organização democrática entre os países citados no período abordado pelo enunciado.


abraços!

Perguntas interessantes