Função de cada órgãos do sistema digestivo
Boca
Faringe
Esôfago
Estômago
Intestino delgado
Intestino grosso
Reto
Ânus
Soluções para a tarefa
A boca tem como função a ingestão e início da digestão do alimento pois possui dentes (digestão mecânica) e enzimas como a catalase, ptialina e maltase (digestão química)
A importância da faringe consiste na presença da epiglote que regula a abertura alternada entre o sistema digestório e respiratório, para que os alimentos não acabem indo parar na traqueia.
O esôfago transporta o alimento através de movimentos peristálticos até o estômago.
No estômago ocorre o início da digestão de proteínas devido a enzima pepsina, além disso, devido o ácido clorídrico é nesse órgão que ocorre a morte de alguns micro-organismo que poderiam ser prejudiciais a saúde.
No intestino delgado, na parte do duodeno continua acontecendo a digestão com a ajuda de várias enzimas e é onde o suco biliar se junta ao alimento, já no íleo e jejuno há absorção dos nutrientes.
O intestino grosso ambém se divide em 3 partes; o apêndice é considerado vestigial pois não está associado a bactérias degradadoras de celulose, porém tem sua função imunológica. No cólon ocorre a absorção da água das fezes e o reto armazena as fezes e retira os nutrientes que não foram absorvidos pelas outras etapas. .
Parte final do tubo digestivo, o reto assume a função principal de acumular as fezes, para que seja realizada a absorção final de água e parte dos nutrientes.
O ânus é o orifício por onde sai as fezes.
Boca: e onde os alimento sofrerá a ação dos dentes, que atuam garantindo que os alimentos sejam cortados, triturados e amassados.
Faringe : é uma estrutura comum entre os sistemas digestório e respiratório, sendo uma área de transição.
Esôfago : é um órgão muscular que garante que o bolo alimentar seja levado, por meio de contrações da lisa, até o estômago.
Estômago :é um órgão que se caracteriza por ser uma porção dilatada do trato digestivo e está localizado inferiormente ao diagrama.
Intestino delgado : é um compartimento longo que pode apresentar mais de seis metros de comprimento. É nele que a maior parte do processo de digestão acontece
Intestino grosso :responsável pela formação da massa fecal e reabsorção de água, processo esse que se iniciou no intestino delgado.
Reto: unção do reto é acumular as fezes, para a absorção final de nutrientes, antes de serem eliminadas pelo organismo, através do ânus.
Ânus:em função de permitir a saída das fezes, restos dos alimentos que não são digeríveis ou absorvíveis pelos intestinos humanos.