Fred irá comprar uma moto para dar de presente ao seu filho no natal. Para tanto, procurou seu gerente para realizar um empréstimo, mas ficou em dúvida quanto à taxa que irá utilizar na operação. Disserte sobre a diferença entre taxa nominal e efetiva
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação passo-a-passo:
A taxa nominal é aquela que tem um período de formação e incorporação dos juros ao capital que não tem nada a ver com a taxa que está se referindo, como uma taxa de 12% ao ano com capitalização mensal, 5% ao trimestre com capitalização semestral e 15% ao semestre com capitalização bimestral. Já A taxa efetiva é aquela que tem o período de formação e incorporação dos juros ao capital que esta inclusa com as taxas que está se referindo, como uma taxa de 5% ao mês com capitalização mensal, uma taxa de 75% ao ano com capitalização anual ou uma taxa de 11% ao trimestre com capitalização trimestral. temos essas tese para que ele possa escolher nas suas condições.
A taxa efetiva é aquela que pode ser utilizada para o cálculo dos juros compostos do empréstimo, enquanto que a taxa nominal NÃO pode ser utilizada diretamente para esse cálculo.
Taxa Efetiva
A taxa efetiva (como o próprio nome sugere), é aquela em que o período de formação coincide com o momento em que a taxa está referida.
- Exemplo: Taxa de 12% ao ano com capitalização anual ( note que tanto a taxa, quanto a capitalização estão no período anual).
Taxa Nominal
Na taxa nominal, o período de formação NÃO coincide com o momento em que a taxa está referida. Logo, não pode ser utilizada para o cálculo direto dos juros compostos.
- Exemplo: Taxa de 12% ao ano com capitalização mensal ( note que a taxa de juros é mensal, enquanto que a capitalização é anual, como a capitalização é mensal não significa que ao final de um ano o juros corresponde a 12% do valor total).
Para saber mais sobre Juros Compostos, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/34277687
Espero ter ajudado, até a próxima :)