Química, perguntado por analuizacostas1488, 1 ano atrás

“Fórmula para fraudar leite no Sul era vendida a R$ 10 mil, diz Promotoria. Para cada 9 litros de leite, o fraudador misturava um litro de água e adicionava 10 gramas de ureia industrializada, que mascarava a dissolução. Essa substância continha formol, produto cancerígeno, que o MPE [Ministério Público Estadual] informou estimar ter contaminado 100 milhões de litros de leite em um ano.” O texto extraído da notícia informa que o produto utilizado para fraudar o leite continha ureia e formol, compostos que possuem estruturas semelhantes, como mostrado ao lado. Com base nas estruturas, analise as seguintes afirmações: 1. O número de oxidação do carbono na ureia é maior (mais positivo) que do carbono no formol. 2. A carga formal do carbono da ureia é maior (mais positivo) que do carbono no formol. 3. Em ambos os casos a hibridização do carbono é sp1 2 3 4. 4. Formol é um álcool. Assinale a alternativa correta. a) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras. b) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras. ►c) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras. d) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras. e) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por biaams2013
9

Respondendo à questão do enunciado digitado (a figura não corresponde ao enunciado):

1) No formol, cada H contribui com Nox +1, como são dois átomos ligados ao carbono, carga total é +2; o oxigênio tem Nox de -2; assim o Nox do carbono é 0 (visto que a soma tem que ser zero).

Na ureia, o átomo de O tem Nox -2 e cada N tem Nox -1, e são dois átomos de N ligados ao carbono na molécula. Assim o Nox do carbono é +4. Alternativa correta;

2) Falso, a carga formal é zero em ambos os compostos.

3) Verdadeira, a hibridização sp2 ocorre quando o carbono faz 1 ligação pi e uma sigma com mesmo elemento (ou seja um ligação dupla) e mais duas sigma com outros dois elementos. 

4) Falso, formol é aldeido.

Resposta; 1 e 3 são verdadeiras.
Perguntas interessantes