(Formação Geral) Com o crescimento das hostilidades entre Washington e Pequim, o Brasil fica mais encurralado a tomar um posicionamento. Um exemplo que pode ser uma referência negativa de se opor à China, é o da Austrália, que sofreu sanções econômicas por parte da China quando o primeiro-ministro australiano solicitou investigações internacionais sobre o surgimento do coronavírus na China. A China suspendeu a compra de carne da Austrália e aumentou impostos da cevada australiana em 80%. Esses são indícios de que a China pretende usar sua força econômica para intimidar Estados que se coloquem contra os interesses chineses. Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas em relação ao posicionamento do governo brasileiro diante da guerra comercial entre China e EUA. ( ) Essa postura mais assertiva da diplomacia chinesa fez parte do contexto da Guerra comercial de Trump com a China, desenvolvida com o objetivo de diminuir a dependência dos EUA em relação às importações chinesas, o que se mostrou incongruente, pois são duas economias interdependentes. ( ) Qualquer tipo de sanção da China à economia brasileira pode representar perdas profundas, porque ela é nosso maior mercado de exportação e importação. ( ) Uma das formas de inserção da China na América Latina é mediante aquisições de empresas locais e diversos outros investimentos estratégicos, o que intensifica a disputa entre EUA e China pelo controle da região
Soluções para a tarefa
Sobre as relações comerciais e políticas entre os países no contexto de hostilidade entre os governos chinês e estado-unidense, todas as afirmativas estão corretas, logo: V-V-V.
As sanções internacionais como instrumento político
Há na China, nas últimas décadas, um crescimento econômico muito acima da média mundial. Esse crescimento vem chamando atenção das grandes potências hegemônicas, como os Estados Unidos e a Europa, preocupados com um possível avanço chinês em áreas antes fortemente relacionadas com as economias hegemônicas.
Diversas Estatais brasileiras foram vendidas para empresas chinesas, e grande parte de nossa produção primária é exportada para essa nova potência econômica. Por isso, mesmo que alinhado ideologicamente ao governo americano, a posição brasileira nesse conflito não pode ser de apoio irrestrito, pois isso acarretaria fortes impactos em nossa economia.
Para saber mais sobre o crescimento econômico chinês, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/1590280
#SPJ4