formaçao dos estados absolutistas europeus, resumo pfv
Soluções para a tarefa
No final do século Xi a uniao destes interesses da burguesia e dos reis, levou a um processo de monarquias nacionais. Instituíram-se impostos, moedas e leis a nível nacional e não feudal.
---------------------------------------...
O que foi o Absolutismo?
O absolutismo é um sistema político em que os poderes, executivo, legislativo e administrativo estão concentrados na pessoa do Rei, este sistema nasceu com as monarquias nacionais, e atingiu o seu auge no século XVII, com Luís XIV de França o rei Sol. Este iria servir de inspiração a outros monarcas, entre os quais D. João V de Portugal, que graças às remessas de ouro vindas do Brasil, manteve uma corte luxuosa . D João V nunca convocou uma corte durante o seu reinado, quando faleceu deixou a seu filho, D José I, um reino falido, uma vez que as remessas de ouro haviam diminuído, e deixara-se de investir na produção nacional ( imaginando-se que as remessas de ouro seriam infindáveis), ou seja a balança comercial estava deficitária.
Marquês de Pombal, 1º mimistro de D. José, reforçou novamente o poder no rei, expulsando os Jesuítas e retirando regalias à nobreza, que durante a doença de D. João V haviam usurpado poderes. Fortaleceu a burguesia, deu incentivos para o desenvolimento comercial... O Despotismo Esclarecido era também uma forma de Absolutismo .
Para a criação dos estados absolutistas, além do interesse da burguesia e da nobreza, também deveriam ser desenvolvidas um novo conjunto de valores culturais e ações geopolíticas que legitimassem a nova ordem estabelecida. Dessa forma, os Estados Nacionais procuraram definir seus territórios, promoveram a criação de símbolos nacionais, criaram uma única moeda, estabeleceram uma língua oficial e, até mesmo, recontaram as origens do povo pertencente àquela nação. Outro fator importante na construção do Estado Nacional foi a adesão da Igreja ao novo poder, proclamando o caráter divino do rei.
As monarquias nacionais foram surgindo na Europa ao custo de diversas batalhas e tratados que vão dar a estabilidade necessária a esse tipo de governo. Entre outras batalhas podemos destacar a Guerra da Reconquista, que expulsou os árabes da península Ibérica; e a Guerra dos Cem Anos, que marcou disputas territoriais entre a Inglaterra e a França como exemplos das disputas que marcaram a formação das Monarquias Nacionais.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/18717717