Geografia, perguntado por bcarmem885, 10 meses atrás

Fontes de energias renovaveis que podem ser utilizadas para gerar:
combustível para carros
energia elétrica para imluminar a moradia
combustível para caminhões
energia para mover o metro energia para ligar seu vídeo game

Soluções para a tarefa

Respondido por edneialbes1375pd7m8d
12

Resposta:

Existem diversos tipos de combustíveis para meios de transportes. Alguns já são bastante conhecidos, como o álcool, a gasolina, o gás natural e o diesel, mas a ciência tem avançado na descoberta de novas maneiras de colocar veículos em movimento.

Combustíveis fósseis

Gasolina

É formada por hidrocarbonetos e compostos de carbono, hidrogênio, enxofre, nitrogênio e compostos metálicos, todos encontrados em concentrações não muito elevadas. No Brasil, são comercializados dois tipos de gasolina: a comum (que pode ser aditivada) e as que têm mais octanas (como a Podium da BR e a Premium da Shell). Esta última passa por um processo que garante maior performance do motor, por meio da qualidade de estabilidade, corrosividade e octanagem. A diferença entre as gasolinas vendidas no Brasil é explicada pelo site Notícias Automotivas: “a primeira não contém aditivos de limpeza e dispersantes, portanto ocorre, ao longo do tempo, acúmulo de detritos no motor e sistema de combustão.

» Diesel

Também derivado do petróleo, o óleo diesel é formado principalmente por átomos de carbono e hidrogênio. Contém baixas concentrações de enxofre, nitrogênio e oxigênio. É um produto inflamável, medianamente tóxico, volátil, límpido e isento de material em suspensão. Apesar do odor forte e característico, não é tão explosivo quanto a gasolina ou o álcool e possui uma taxa menor de monóxido de carbono, tornando-se menos poluente.  

» Gás natural

O gás natural é todo hidrocarboneto que permaneça em estado gasoso nas condições atmosféricas normais, extraído diretamente de reservatórios petrolíferos ou gaseíferos, incluindo gases úmidos, secos, residuais e gases raros. Considerado não-tóxico, o gás natural é leve e elimina-se na atmosfera. É considerado o combustível fóssil mais limpo.

As principais vantagens do uso do gás natural nos veículos são:

• Economia de aproximadamente 70% no valor do combustível em relação a carros movidos a gasolina (de acordo com dados de março de 2012 da Agência Nacional de Petróleo, a ANP, esta economia seria de 55% em relação à gasolina e 57% em relação ao etanol);

• Redução da alíquota do IPVA;

• Maior vida útil do motor;

• As características de sua queima são pouco agressivas ao meio ambiente;

• O veículo torna-se bicombustível. Sendo que a conversão do carro para o GNV não extingue a capacidade de utilizar o combustível original;

• Maior duração de calibração dentro dos limites de poluentes, por ser um sistema estável.  

 Combustíveis vegetais

» Etanol

Conhecido como álcool, é um combustível ecologicamente correto, pois tem como matéria-prima a cana-de-açúcar. O cultivo da planta aumenta a umidade do ar e retém águas de chuvas. Pode ser misturado ao diesel e à gasolina, como também pode ser utilizado sem aditivos, sem que com isso o motor sofra danos. A Petrobras lançou o etanol de segunda geração durante a Rio+20, conferência das Nações Unidas para o desenvolvimento sustentável realizada em junho de 2012, que – apesar de ter a molécula exatamente igual à do etanol de primeira geração – se diferencia no processo de fabricação do mesmo.

Biodiesel

É resultado da mistura entre o óleo retirado das plantas e o álcool, passando em seguida por um processo de catalisação, onde é utilizado um produto para provocar uma reação química entre o óleo e o álcool. Depois o óleo é separado da glicerina (usada na fabricação de sabonetes) e filtrado.

Biogás

O metano é o componente predominante no gás natural combustível e é utilizado para geração de eletricidade, abastecimento de veículos automotores, geração de calor em indústrias e abastecimento doméstico e comercial em substituição ao GLP (gás liquefeito de petróleo). O biogás é resultado da reação de resíduos orgânicos como lixo doméstico, resíduos de atividades agrícolas e pecuárias, lodo de esgoto, entre outros. Os locais mais frequentes para a formação desse combustível são os aterros sanitários, estações de tratamento anaeróbio de efluentes ou digestores de resíduos rurais.

Fontes alternativas

Hidrogênio

O hidrogênio é um composto com grande capacidade de armazenar energia. Devido a essas características, é utilizado para propulsão de foguetes e cápsulas espaciais, que requerem combustíveis de baixo peso, compactos e com grande capacidade de armazenamento de energia.

Energia eólica

O automóvel é impulsionado por um motor de dois cilindros a ar comprimido. O ar comprimido é armazenado em tanques de plástico reforçado com fibra de vidro ou de carbono a uma pressão de 300 bárias (305,91 quilogramas-força por centímetro quadrado, o equivalente a estar submerso em água a 3.059,23 metros).

Energia elétrica

Veículos elétricos são atualmente entendidos como veículos automotores que utilizam pelo menos um motor elétrico para acionamento das rodas. Eles se caracterizam, principalmente, pela alta eficiência energética e baixo ou nulo nível de emissões de poluentes e de ruídos.

Respondido por guilhermesilvar
1

As fontes de energias renováveis que podem ser utilizadas para mover o combustível para carros e caminhões, e iluminar a moradia, e mover o metro e ligar eletrodomésticos.

Assim temos que energias renováveis mais utilizadas e desenvolvidas no nosso país são energia Hidrelétrica, energia Solar e energia Eólica.

Características das energias renováveis

Assim, as energias renováveis são as que renovam se de forma  espontaneamente, ou através da intervenção humana, no entanto, de  modo a serem consideradas energias limpas, logo sem deixar resíduos  na natureza.

Leia mais sobre energia renovável aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/3628899

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes