Física 1 - ajuda com essa questão
Soluções para a tarefa
Resposta:
A resposta depende do valor da gravidade, em geral, será 9 vezes a raiz quadrada da gravidade, mas como a maioria das questões trata a gravidade como 10m/s², vou deixar a resposta aqui como isso, portanto:
Explicação:
Primeiro, vamos analisar a questão no eixo Y, onde há a aceleração da gravidade para baixo e, portanto, o Movimento é Retilíneo e Uniformemente Variado (MRUV):
A equação horária da posição pelo tempo no MRU é:
Onde S é a posição final (nesse caso será o chão, a 50 metros do penhasco), é a posição inicial (nesse caso teremos o penhasco como ponto 0), é a velocidade vertical inicial (que também será nula), a é a aceleração da gravidade (que normalmente vale 10 ou 9,8; como seu exercício não a informa, vou tratá-la como a letra g, qualquer coisa você substitui) e t é o tempo de vôo. Portanto, para descobrir o tempo, teremos o seguinte:
; ou seja,
Agora vamos analisar a questão no eixo X, onde não há aceleração, e, portanto, o Movimento é Retilíneo e Uniforme (MRU).
A equação horária da posição pelo tempo no MRU é:
Sabendo que S é a posição final (nesse caso, o final que queremos a 90 metros do penhasco), é a posição inicial (que será o próprio penhasco, portanto, nula), é a velocidade com que a bicicleta vai deixar o penhasco e t é o tempo de vôo. Dessa forma, substituindo o tempo nessa função, teremos:
Explicação:
Esse movimento se trata de um lançamento horizontal. Nesse tipo de movimento, considera-se que o movimento vertical trata-se de um MRUV e que o movimento horizontal trata-se de um MRU.
Podemos descobrir o tempo que o duble leva para atingir o solo a partir da função horária de uma queda livre:
hf = ho - g*t²/2
Para esse caso hf será igual a zero (o solo) ho será a altura do penhasco (50,0m) e g é a aceleração da gravidade 9,8 m/s²
0 = 50 - 9,8t²/2
4,9t² = 50
t² = 50/4.9
t² = 10,2
t = √10,2
t = 3,2s
Logo o duble levará 3,2s para atingir o solo.
Para descobrir o quanto ele se deslocada horizontalmente enquanto cai podemos utilizar a função horária de um MRU.
x = xo + v*t
Para esse caso queremos que x - xo seja igual a 90m, ou seja, que durante a queda o duble se afaste 90m do penhasco. Além disso sabemos que o motociclista cairá por 3,2 segundos, logo o duble deverá percorrer esses 90m em 3,2 segundos, por tanto nosso t = 3,2. Assim sendo:
x = xo + v*t
x - xo = v*t
90 = v*3,2
v = 90/3,2
v = 28,1m/s
Logo o motorista deverá estar a uma velocidade maior ou igual a 28,1m/s para se deslocar 90m do penhasco durante a queda.