História, perguntado por modasberkana, 8 meses atrás

A partir da expansão marítima ibérica, foram assinados diferentes tratados, com a mediação do papa, para se definirem os espaços e territórios pertencentes a cada uma das coroas. Primeiramente, foi assinada a Bula Intercoetera e, após a “descoberta" da América, o Tratado de Tordesilhas. Sobre esse último tratado, assinale a alternativa correta:​

a)
Sabe-se que o interesse de Portugal era preservar as rotas comerciais do Atlântico Sul, mas a historiografia ainda aponta dúvidas quanto às possíveis reivindicações de Portugal incluir o território que, posteriormente, seria o Brasil.

b)
A assinatura do Tratado de Tordesilhas significou para Portugal a preservação de seu domínio no Atlântico Sul e a posse do território da América Portuguesa, o que pode ser explicado pelo aumento, em léguas, da linha imaginária que estabelecia as posses de ambas as coroas.

c)
O Tratado de Tordesilhas estipulava que as grandes navegações e as atividades marítimo-comerciais ocorreriam sem a intervenção do Estado, de acordo com as principais doutrinas econômicas do período, como o liberalismo.

d)
A mediação realizada pela Igreja Católica se deveu ao fato de que havia diferentes interesses religiosos na divisão das conquistas das coroas ibéricas: Portugal era um país predominantemente de religião árabe e judaica, enquanto a Coroa de Castela era católica.

e)
O Tratado de Tordesilhas permitiu uma união dos interesses das coroas ibéricas, que, juntas, passaram a fomentar a realização das grandes navegações e das atividades marítimo-comerciais, dividindo igualitariamente os lucros das operações comerciais.

Soluções para a tarefa

Respondido por mspiccoli5
16

O Tratado de Tordesilhas assinado entre a coroa portuguesa e a coroa espanhola em 1494 teve como objetivo acalmar os ânimos dos portugueses pela grande descoberta de Colombo em 1493.

Se voltarmos alguns anos antes desse tratado, vemos que o Rei de Portugal na época não acreditava muito na possibilidade de que uma viagem para oeste, no mar aberto, poderia chegar as Índias ou que poderia haver terras nunca antes encontradas (importante lembrar que essa viagem para oeste era devido ao Tratado de Toledo que dava a exploração do Atlântico Sul para Portugal). Por esse motivo Colombo parte para a Espanha onde consegue a empatia da rainha espanhola que financia essa viagem com suas próprias joias e prometendo um cargo de líder caso encontrasse essas novas terras.

Com as boas novas trazidas de Colombo com a notícia de novas terras encontradas, cria-se a Bula Intercoetera onde modificava o velho Tratado de Toledo para uma linha vertical onde daria toda a parte leste para exploração de Portugal e a nova parte descoberta de exclusiva de exploração da Espanha.

Essa bula não duraria muito tempo pois Portugal, muito poderosa na época, daria a entender que poderia entrar em guerra com a Espanha que já estava com alguns problemas dentro da Europa. Para acalmar os ânimos, o Tratado de Tordesilhas é criado para satisfazer a vontade dos portugueses e impedir um possível conflito. Historiadores dizem que o Portugal já sabia da existência da terra que seria o Brasil e que fez as modificações necessárias para garantir que o Tratado de Tordesilhas colocasse esse pedaço de terra a favor dos mesmo, conhecido como uma das primeiras jogadas diplomáticas dos tempos modernos.

A respostas certa é: Letra B

Anexos:
Respondido por sandrabaptista2018
0

Resposta:

b

Explicação:

Perguntas interessantes