História, perguntado por samantamoller0032006, 11 meses atrás

Ficha sobre ato de Lutero que deu início a reforma protestante

Soluções para a tarefa

Respondido por vanderalemao16
0

Resposta:

Segundo os livros de história, em 31 de outubro de 1517, Martinho Lutero pregou, na porta de uma igreja em Wittenberg, as 95 teses que desestruturaram a Igreja Católica e criou uma nova forma de ver o cristianismo.

Explicação:

No século 16, a Igreja Católica vivia sob intensa corrupção. Na época, a prática da venda de indulgências, isto é, do perdão divino, crescia de vento em popa. E quanto mais dinheiro o pecador tinha para pagar, maior era o “terreno no Céu” que ele poderia comprar. Claro que, uma hora ou outra, isso iria encontrar opositores.

O alemão Martinho Lutero, nascido em 10 de novembro de 1483, foi um desses caras que questionaram a Igreja Católica. Isso desde que entrou na Universidade de Erfurt, em 1501, onde estudou a filosofia nominalista, que prega, diferente do realismo e do conceitualismo, que as ideias gerais não passam de simples “nomes”, ou seja, o universal não existe por si, sendo apenas um termo.

Em 1505, Lutero quase foi atingido por um raio e passou a temer ainda mais a Deus, por isso acabou entrando em um convento. Ele rezava muito, praticava o jejum e andava na linha, mas nada disso foi capaz de diminuir o medo do julgamento divino, até que ele teve uma epifania: “É a fé, e não as obras boas, que salva o homem”. Assim, o pecado era inerente ao ser humano desde o pecado original, mas a fé podia libertá-lo do castigo de Deus.

No versículo 17 do primeiro capítulo de Romanos, a frase “O justo viverá pela fé” se tornou o mote da vida de Lutero. Dessa maneira, ele passou a rejeitar outras doutrinas da Igreja Católica, como os sacramentos, o sacerdócio ministerial, a missa e a hierarquia católica. Não é difícil imaginar o quanto isso ia de encontro a tudo o que a Igreja Católica pregava naquela época.

O descontentamento com o catolicismo foi tamanho que ele formulou as 95 teses em latim que questionavam as indulgências.

O impacto da ação de Lutero foi decisivo na Reforma Protestante que se seguiu na Alemanha e se espalhou pelo resto do mundo. Em 1521, depois de uma série de ameaças, o papa Leão X excomungou Lutero, que acabou criando uma igreja própria, a Protestante, que renunciava boa parte dos ensinamentos católicos – algumas tradições como o batismo e ceia permaneceram, mas foram poucas.

Perguntas interessantes