Química, perguntado por hansentops, 1 ano atrás



​(FGV-SP) Deverá entrar em funcionamento em 2017, em Iperó, no interior de São Paulo, o Reator Multipropósito Brasileiro (RMB), que será destinado à produção de radioisótopos para radiofármacos e também para produção de fontes radioativas usadas pelo Brasil em larga escala nas áreas industrial e de pesquisas. Um exemplo da aplicação tecnológica de radioisótopos são sensores contendo fonte de amerício-241, obtido como produto de fissão. Ele decai para o radioisótopo neptúnio-237 e emite um feixe de radiação. Fontes de amerício-241 são usadas como indicadores de nível em tanques e fornos mesmo em ambiente de intenso calor, como ocorre no interior dos alto fornos da Companhia Siderúrgica Paulista (COSIPA).

A produção de combustível para os reatores nucleares de fissão envolve o processo de transformação do composto sólido UO2 ao composto gasoso UF6 por meio das etapas:

I. UO2 (s) + 4 HF (g) → UF4 (s) + 2 H2O (g)
II. UF4 (s) + F2 (g) → UF6 (g)

Considere os dados da tabela:


​O valor da entalpia padrão da reação global de produção de 1 mol de UF6 por meio das etapas I e II, dada em kJ/mol, é igual a

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por ClaraCarolina
63

Olá!

Para saber a entalpia de formação de um composto nós utilizamos a seguinte fórmula:

ΔH formação = [ΔHf produtos]- [ΔHf reagentes]

As contas:

UO₂ (s) + 4 HF (g) → UF₄ (s) + 2 H₂O (g)

UF₄ (s) + F₂ (g)     →                      UF₆ (g)

UO₂(s)  + 4HF (g) + F₂(g) --> 2H₂O (g) + UF₆

ΔHf = [2(-242) + (-2150)] - [(-1100) + 4(-270) + 0]

ΔHf = - 454 kJ mol⁻¹

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes