(FGV – SP) "A revolta paulista, chamada Revolução Constitucionalista, durou três meses e foi a mais importante guerra civil brasileira do século XX (...). Sua causa era praticamente inatacável: a restauração da legalidade, do governo constitucional. Mas seu espírito era conservador: buscava-se parar o carro das reformas e deter o tenentismo, restabelecer o controle federal pelos estados." CARVALHO, J. M. de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, p. 100. A respeito da situação política brasileira no início da década de [19]30, é correto afirmar:
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra B
Explicação:
B) Apesar de derrotada militarmente, a revolta acabou levando à convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte com novas regras eleitorais, como o voto secreto que dificultava a ocorrência de fraudes e o direito de voto para as mulheres.
Resposta:
b)
Explicação:
Alternativa B. O movimento forçou a convocação de uma Constituinte, que definiu as regras de funcionamento do país e, entre outras coisas, confirmou o voto secreto e o voto feminino que tinham sido instituídos pelo Código Eleitoral de 1932. A alternativa a é incorreta porque o movimento não tinha caráter social ou de reivindicações trabalhistas. A alternativa c é incorreta porque as oligarquias paulistas não se uniram aos comunistas. A alternativa d é incorreta porque a Revolução de 1930 rompeu o esquema das oligarquias estaduais que controlavam a Primeira República, e a e porque o movimento não mobilizou os trabalhadores com greves ou manifestações semelhantes. Mobilizou tropas contra o governo federal.