A força impulsionadora do processo de ensino é um adequado ajuste entre os objetivos/conteúdos/métodos organizados pelo professor e o nível de conhecimentos, experiências, requisitos prévios e desenvolvimento mental presentes no aluno. O movimento permanente que ocorre a cada aula consiste em que, por um lado, o professor propõe problemas, desafios, perguntas, relacionados com conteúdo significativos, instigantes e acessíveis. Por outro lado, os alunos, ao assimilar consciente e ativamente a matéria, mobilizam sua atividade mental e desenvolvem suas capacidades e habilidades. LIBÂNEO, José Carlos. Didática: Velhos e novos temas. 2002. Disponível em: . Acesso em: 17 dez. 2019. Com base no texto acima, analise as afirmações a seguir:
Soluções para a tarefa
Resposta: I, II e III
Explicação:
Gabarito: é correto o que se afirmar nas frases I, II e III. Como pode ser observado no fragmento de texto apresentado na questão, e em alguns pontos do capítulo 2 do livro da disciplina, em uma aula, as ações pedagógicas devem ser organizadas de modo a atender o processo de apropriação do conhecimento pelo estudante, com atenção para os conhecimentos que trazem consigo e para sua realidade social, política e cultural. Deve haver uma relação dialógica entre professor, aluno e conhecimento no processo de ensino e aprendizagem. Há sempre uma intencionalidade em relação aos conteúdos e objetivos de ensino e de aprendizagem. A afirmativa IV está incorreta por pressupor que os conteúdos precisam ser fáceis e que apenas os conceitos de domínio do professor devem ser ensinados. Isso é equivocado, pois, ensinar e aprender se constituem em desafios, tanto para o professor, quanto para o aluno. Muitos assuntos são complexos e, mesmo o professor não sentindo segurança total em seu ensino, precisam ser abordados.
O texto do enunciado trata sobre os aspectos da educação atualmente e como tem sido um desafio para as práticas pedagógicas a ideia de formar alunos cada vez mias competentes.
Veja que a escola é um meio pelo qual o indivíduo aprende a ser partícipe da sociedade me que vive e que deverá aprender a ater o olhar crítico sobre o mundo em que vive.
Assim, é importante notar que as patáricas pedagógicas devem vir nos sentido de possibilitar essa visão mais além do que geralmente conseguimos ver, como padrões da sociedade, violência, dentre outro.
Tal fator vai contra a ideia de um ensino tecnicista que preza só pela forma do ensino.
espero ter ajudado!